Biblioteca do Senado expõe obras raras



A Biblioteca do Senado está propiciando aos amantes de livros raros e ao público em geral a oportunidade de apreciar uma valiosa coleção com volumes, que, em alguns casos, chegam a quase 400 anos de idade. Montada em comemoração aos 180 anos da biblioteca, a exposição pode ser visitada até o dia 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Entre as obras expostas, a mais antiga, e de maior valor, é o livro Novus Orbis (Novo Mundo), descrição histórica, geográfica, científica, etnológica e lingüística da América, ou Índias Ocidentais, como já foi chamado o continente. Datado de 1633, é de autoria de Johannes de Laet, geógrafo e historiador flamengo, diretorda empresa comercial Companhia Holandesa Índias Ocidentais.

Alguns volumes, como o primeiro catálogo da biblioteca, de 1898, valem pelas informações históricas, e neste caso também bibliográficas. Outros impressionam igualmente pela beleza e riqueza das ilustrações e das capas. É o exemplo do livro Estados Unidos do Brasil: Geographia, Etnographia, Estatistica, texto escrito pelo francês Jean-Jaques Elisee Recluspara a obra Géographie Universelle, e editado no Brasil por H. Garnier, "livreiro-editor", do Rio de Janeiro, em 1900. Uma curiosidade a respeito desse livro é que foi produzido quando Reclus encontrava-se exilado por sua participação na Comuna de Paris.

Obra da maior importância é a coleção em 116 fascículos e 56 volumes Flora Brasiliensis, de autoria do médico e botânico alemão Karl Friedrich Von Martius em conjunto com o zoólogo Johans Baptist Von Spinx, além de pintores e desenhistas. Entre 1817 e 1820, eles percorreram o interior do Brasil catalogando e desenhando plantas, flores, frutos e sementes, com impressionante riqueza de detalhes. A publicação da Flora Brasiliensisiniciou-se em 1840 e foi concluída em 1906.

O material selecionado pela diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas, Helena Celeste, e pela bibliotecária Maria Cristina Pedrinha não se restringe à produção de estrangeiros. Encontra-se ali o Atlas do Império do Brazil, de 1868, "dedicado a Sua Majestade o Imperador D. Pedro II".Machado de Assis está presente com uma edição de 1943 de Memórias Póstumas de Brás Cubas e um manuscrito do poema O Casamento do Diabo, adquirido no bojo da coleção do senador Luiz Viana filho, que dá nome à Biblioteca do Senado.

A exposição também é uma oportunidade para se apreciar registros oficiais, como leis, tratados e biografias, material que sempre teve grande utilidade no dia a dia do Senado e é um roteiro da história política e jurídica do Brasil. Em contraste, o visitante vai encontrar a coleção do Pasquim, o tablóide humorístico editado pela chamada "esquerda festiva" no final da década de 1960 e início da seguinte, que se notabilizou pela luta contra a censura do regime militar.

A diretora da subsecretaria de Processamento Técnico de Informações Bibliográficas, Stelina Pinha, explica que essas obras só podem ser manuseadas hoje por estudiosos e pesquisadores, e com acompanhamento, já que a manipulação incorreta poderia danificá-las. Está em andamento, no entanto, um projeto de digitalização das obras raras para inclusão na biblioteca digital já disponível no site da biblioteca. Outra forma de apreciar as obras raras é comprar o livro Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: 180 anos de História Viva, lançado recentemente e à venda na Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal.

180 Anos de História Viva - Exposição de Obras Raras - até 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Anexo II do Senado Federal, Praça dos Três Poderes.

Página da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho na Internet: http://www.senado.gov.br/sf/Biblioteca

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: 180 anos de História Viva. Edição em brochura, R$ 50, à venda na Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal: http://www.senado.gov.br/catalogo. E-mail: [email protected] Telefones: (61) 3311-3575 e (61) 3311-4755. Fax: (61) 3311-4258.



19/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO EXPÕE OBRAS RARAS DA COLEÇÃO PARTICULAR DE LUIZ VIANA

Biblioteca do Senado lança catálogo de obras raras

Seminário mostra obras raras da Biblioteca do Senado

Lançada Coleção Digital de Obras Raras da Biblioteca do Senado

TV Senado mostra a maior biblioteca de obras raras da América Latina

Obras raras do Museu Goeldi sobre biodiversidade vão para biblioteca virtual