Obras raras do Museu Goeldi sobre biodiversidade vão para biblioteca virtual



O Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é uma das sete instituições selecionadas para integrar o Projeto Digitalização e Publicação Online de uma coleção de obras raras essenciais em biodiversidade das bibliotecas brasileiras.

O projeto visa democratizar e facilitar o acesso às informações científicas sobre a biodiversidade pela comunidade científica e pelos gestores na elaboração de políticas públicas. A digitalização online das obras raras em biodiversidade é coordenada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), com financiamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No Museu Goeldi, a iniciativa permitirá a digitalização das publicações como o Boletim do Museu Paraense de História Natural e Etnografia, desde 1894 até os dias atuais; Memórias do Museu Paraense; Arboretum Amazonicum; bem como o Álbum de Aves Amazônicas, todas publicadas entre 1900 a 1906. Livros publicados no final do século 19 e início do 20, entre os quais As Aves do Brasil, de 1894 a 1900, de autoria de Emílio Goeldi, também estão entre as obras a serem digitalizadas.

A participação das instituições se dá por meio da permissão para a digitalização de suas publicações e no acesso ao acervo de obras raras.Além das bibliotecas do Museu Goeldi e do MMA, participam do projeto o Instituto de Biocências e Museu de Zoologia, da USP, Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e  o Museu Nacional e Jardim Botânico.

Projeto


Com duração prevista para quatro anos, o projeto permitirá a digitalização de duas mil obras entre livros, mapas e outros documentos de valor histórico e essenciais para a comunidade científica. Após o tratamento das informações, será criada a Coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade a ser hospedada e disponibilizada pela Scientific Electronic Library Online (Scielo).

A Scielo Biodiversidade, como está sendo chamada, será integrada á Biodiversity Heritage Library (BHL) - Biblioteca sobre o Patrimônio da Biodiversidade -, iniciativa global liderada pela Smithsonian Institution, dos Estados Unidos. A BHL tem como meta digitalizar todas as obras relacionadas à biodiversidade do planeta, sobretudo aquelas publicadas até o século 19.

A BHL (http://biodiversityheritagelibrary.org) já disponibiliza milhões de páginas na internet, às quais as publicações brasileiras serão integradas em breve. A previsão é de que toda a série histórica dos Boletins do Museu Goeldi esteja disponível para consulta até 2011.

Fonte:

Ministério da Ciência e Tecnologia

 



10/03/2010 20:43


Artigos Relacionados


Mostra virtual reúne documentos e obras raras do período colonial

Biblioteca do Senado expõe obras raras

Biblioteca do Senado lança catálogo de obras raras

Seminário mostra obras raras da Biblioteca do Senado

Lançada Coleção Digital de Obras Raras da Biblioteca do Senado

TV Senado mostra a maior biblioteca de obras raras da América Latina