Biblioteca do Senado passará a ser depositária de acervo do IBGE



O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, assinou na última sexta-feira (dia 31) convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo qual a Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado, passará à condição de biblioteca depositária de todo o acervo do IBGE. A informação foi prestada nesta segunda-feira (dia 3) pela diretora da biblioteca, Simone Bastos Vieira. Conforme a diretora, a Casa comprava cerca de 2 mil publicações do IBGE e, com o convênio, passará a fazer uma economia de cerca de R$ 100 mil anuais, já que agora o fornecimento do material será gratuito.

Segundo o convênio assinado, o IBGE fornecerá à Biblioteca do Senado obras com informações gerais, de referência, censos e dados relativos à população, agropecuária, indústria, geodésia e cartografia, organização do território, entre outros. Em contrapartida, o Senado se compromete a preservar o material recebido e enviar mensalmente ao IBGE os registros de uso da coleção e dos usuários. "Nada fora do que já fazíamos, um trabalho de rotina nosso", disse Simone.

O objetivo do convênio, ainda segundo a diretora, é a qualidade e atualidade da informação, aliada ao corte de gastos. Simone espera que, além do IBGE, outras instituições firmem convênios semelhantes com o Senado.

03/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo portal da Biblioteca Digital do Senado facilita pesquisa e amplia acervo

Biblioteca da ECA exibe seu acervo em DVD

Biblioteca da Assembléia tem acervo de mais de 25 mil obras

Biblioteca da Assembléia tem acervo de mais de 25 mil obras

Biblioteca disponibiliza acervo para pessoas com deficiência

Biblioteca Nacional completa 200 anos e expõe raridades de seu acervo