Novo portal da Biblioteca Digital do Senado facilita pesquisa e amplia acervo



Uma navegação mais rápida, mais intuitiva e pesquisa mais eficiente é o que propõe o novo portal da Biblioteca Digital do Senado (BDSF). Lançado nesta quinta-feira (9), o portal utilizou a versão mais recente do software livre DSpace para disponibilizar as 226 mil publicações de seu acervo, o que não gerou nenhum custo para o Senado.

De acordo com o diretor da Biblioteca Digital, André Luiz Lopes de Alcântara, o novo portal possui mais filtros de pesquisa, além do título da obra e de seu autor. O usuário pode, inclusive, inserir trechos das obras para encontrá-las. Segundo Alcântara, houve uma grande melhora para o pesquisador.

- Antes vinha muitos resultados na pesquisa e ficava difícil de filtrar. Agora está mais fácil, com menos resultados, mais precisos. E, se a pessoa quiser aumentar ainda a precisão, existem muitas outras ferramentas que contribuem para que a informação seja encontrada - explicou.

Alcântara acrescentou que a navegação também está mais intuitiva, pois o internauta precisa de menos cliques para encontrar a informação e para baixá-la.

Acervo

Além das novas funcionalidades e do novo desenho do portal, também estão sendo lançadas novas coleções, aumentando o acervo da Biblioteca de 222 mil documentos para 235 mil. A intenção, segundo Alcântara, é chegar a 3,5 milhões de documentos em cinco anos. A Biblioteca Digital contém livros e trabalhos acadêmicos sobre legislação, história e direito. Inclui ainda notícias, revistas e obras raras, em suas primeiras edições, conservando a língua portuguesa da época.

- A maioria [das obras literárias] é da literatura clássica: Rui Barbosa, Machado de Assis, José de Alencar. Só que, nesses casos, a gente está digitalizando as primeiras edições dessas obras - informou.

Novas Coleções

Entre as coleções lançadas, está a da Revista Moderna, periódico raro, impresso em Paris, que circulou no Brasil e em Portugal entre 1897 e 1899. Além disso, serão publicadas as versões digitais originais do Termo de Abdicação de D. Pedro I, do termo de decretação da maioridade de D. Pedro II e da Lei Áurea (Lei 3.353, de 13 de maio de 1888), entre outros documentos históricos. Conteúdos divulgados pelos senadores e todas as edições do Jornal do Senado também estarão no portal.

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, a Biblioteca Digital oferece obras de muita importância para a história do país e deve se tornar referência no Brasil e na América Latina.

- São obras de grande valor histórico que colocarão definitivamente a Biblioteca Digital do Senado Federal como uma das líderes no ambiente nacional e latino-americano de biblioteca digitais e de informação pública acessível - afirmou.

A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, ressaltou que a reformulação da Biblioteca Digital não trouxe nenhum gasto adicional à Casa.

- Para esse trabalho se tornar possível, especialistas da Biblioteca e do Prodasen utilizaram software livre, usado pelas melhores bibliotecas do mundo, e isso não trouxe nenhum custo adicional ao Senado - afirmou.

A diretora da Biblioteca do Senado, Helena Celeste, agradeceu pela inclusão do novo portal entre as ações prioritárias da atual gestão.

- Agradeço ainda ao presidente do Senado Federal, que, numa visão de futuro, incluiu esse lançamento no plano das ações dos 100 dias do Senado, além de contribuir com a Biblioteca Digital, com documentos de sua autoria - disse.

Acessos

De acordo com o diretor da Biblioteca Digital do Senado, a cada ano, há mais de 1 milhão de downloads de conteúdos do portal e mais de 1,5 milhão de pesquisas, principalmente de usuários do Brasil, mas também de outros países. As obras do acervo da BDSF estão em domínio público ou têm os direitos autorais cedidos pelos autores.



09/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança novo portal de sua Biblioteca Digital

Biblioteca digital oferece livros e periódicos do acervo da Unesp

Novo portal facilita acesso à informação e participação no processo legislativo

Biblioteca do Senado passará a ser depositária de acervo do IBGE

Acervo digital do Senado reúne quase 1 milhão de fotografias

Novo portal da Fapesp amplia o acesso a informações