Biblioteca rural é entregue no interior de Minas Gerais



Uma biblioteca rural do Programa Arca das Letras vai ser entregue aos moradores da comunidade Santa Bárbara, em Paracatu (MG). A nova arca conta com um acervo inicial de aproximadamente 200 livros, que vão desde literatura infantil e livros didáticos a dicionários e livros técnicos. 

As arcas facilitam o acesso aos livros para os residentes nas zonas rurais, já que são instaladas em casas de moradores ou sedes de associações. Outro benefício é o auxílio aos estudantes que passam a contar com um acervo ampliado para auxiliar nas tarefas escolares.

Além da entrega da biblioteca, serão capacitados dois agentes de leitura, que ficarão responsáveis por disseminar o hábito da leitura em suas comunidades, além de cuidar do acervo da arca.  Ao todo, as arcas representam mais de 185 mil livros no estado de Minas Gerais, que são administrados por 1.858 agentes de leitura.

Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de bibliotecas rurais. Atualmente, são 929 arcas espalhadas por 259 municípios, aproximando mais de 87 mil famílias de livros de diversas áreas.

Bibliotecas rurais

Criado em 2003, o programa Arca das Letras tem como objetivo incentivar e promover o acesso à leitura em comunidades rurais. Até o momento, mais de 8,9 mil bibliotecas foram implantadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em todo o Brasil. Famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas são beneficiadas pela iniciativa.

São mais de 2 milhões de livros, todos conseguidos por meio de doação. Os acervos, armazenados em móveis-bibliotecas, denominadas de arcas, possuem títulos da literatura brasileira e estrangeira, material didático, histórias em quadrinhos e publicações técnicas, entre outras opções.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas.

Para inscrever sua comunidade no projeto acesse o site do projeto. 

Fontes:
Incra
Territórios da Cidadania



24/10/2013 17:34


Artigos Relacionados


Previdência tem nova agência em Minas Gerais

FAB participa de feira de profissões em Minas Gerais

PF apreende cerca de 270 kg de maconha em Minas Gerais

Minas Gerais tem 87 municípios em estado de emergência

Minas Gerais tem 118 cidades em situação de emergência

Ministra destaca investimentos em Minas Gerais