Ministra destaca investimentos em Minas Gerais



 

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou, na manhã desta sexta-feira (29), os investimentos do governo federal em áreas prioritárias para a população, como saúde e educação. Segundo ela, o programa Mais Médicos recebeu a adesão de 547 municípios. “Também na área da saúde, não posso deixar de falar das Unidades de Pronto Atendimento, as Upas. Em 2010, Minas Gerais tinha oito Upas em funcionamento. Hoje são 31 e outras 76 estão em construção. Um investimento de mais de R$ 150 milhões”, afirmou.

Ao participar da 4º Etapa do Encontro com Prefeitos e Prefeitas de Minas Gerais, a ministra Ideli encerrou o ciclo de eventos realizados no Estado com o objetivo de aperfeiçoar a relação com os entes federados. As etapas anteriores foram realizadas em Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros. O último encontro no plano nacional será na segunda-feira (2) com os prefeitos de Pernambuco.

Na abertura do evento de Belo Horizonte também estavam presentes o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; parlamentares federais e estaduais; e outras autoridades. Durante todo o dia, técnicos dos principais ministérios do governo federal atendem reservadamente os gestores municipais nas Salas de Atendimentos Individualizados. Na programação do Encontro, também são realizadas palestras sobre políticas para a Saúde.

Para o ministro Pimentel, a relação federativa melhorou no País nos últimos tempos. “Um evento como este por exemplo, era impossível há pouco tempo atrás. A entrega de máquinas para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes. É inédito. Um programa como o Mais Médicos, com os profissionais lá na ponta, onde se mais precisa. É inédito. Isso era inimaginável e está acontecendo hoje. É certo que temos muita coisa para melhorar e corrigir. Há um longo caminho a percorrermos e o governo federal está atento. Voltado para resolver os problemas dos municípios.”, disse.

A ministra Ideli lembrou ainda os números do programa Minha Casa Minha Vida, com mais de R$ 20 bilhões em investimentos e quase 300 mil unidades contratadas. Destas, quase 200 mil já foram entregues.

Pauta no Congresso

A ministra Ideli chamou atenção dos prefeitos mineiros para a pauta municipalista em tramitação no Congresso Nacional. Entre elas a questão da alteração da lei sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS), para que seja válido a partir do ano que vem. “Precisamos de um esforço do Congresso para aprovar essas alterações o quanto antes e assim beneficiarmos os municípios, que são os que mais precisam dessa correção”, disse.

Fonte:

Secretaria de Relações Institucionais



29/11/2013 19:16


Artigos Relacionados


Dilma anuncia investimentos do PAC em Minas Gerais

SUASSUNA APRESENTA VERSÃO DE FRAGA SOBRE INVESTIMENTOS EM MINAS GERAIS

Maranhão e Minas Gerais recebem investimentos do BNDES para projetos socioeconômicos

FRANCELINO DESTACA INTERAÇÃO DE NIEMEYER COM MINAS GERAIS

FRANCELINO DESTACA APOIO DO GOVERNO AO DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

Azeredo destaca inclusão digital de alunos e professores da rede pública de Minas Gerais