BID e Apex-Brasil assinam convênio para fortalecer exportações de produtos químicos



O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vão desenvolver e adotar, por meio de convênio, uma estratégia comum entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile para o comércio de produtos químicos, com foco no aumento das exportações.


O convênio assinado na sexta-feira (20), em Brasília, estabeleceu o Programa Estratégia Regional de Manejo e o Comércio de Produtos Químicos. A iniciativa conta com recursos de US$ 347 mil e prazo de execução de até 30 meses.


“Um dos focos da iniciativa será adequar nossos produtos às regras da União Europeia. É um mercado importante para nossas exportações de produtos químicos. Com o programa, poderemos ter consultores contratados para que forneçam às nossas empresas as soluções que permitam cumprir as exigências do bloco europeu”, disse o diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Ricardo Schaefer.


O representante do BID no Brasil, José Luis Lupo, comentou que o projeto insere-se nos esforços do banco para desenvolver a região de atuação do BID.


“O tema da indústria química é muito delicado, porque envolve a questão da saúde e do meio ambiente. Então, o BID está satisfeito com o fato de, junto com a Apex-Brasil, vão ajudar os países do Mercosul e o Chile a alcançarem padrões internacionais nessa área”, disse.


Segundo as instituições envolvidas, a iniciativa trará benefícios locais e regionais para os países. Um dos primeiros benefícios é que o acordo criará um consenso sobre as ações conjuntas e a regulamentação do comércio de produtos químicos, promoção e facilitação de exportações. Outra expectativa é que, após a criação das estratégias comuns, haja uma maior integração produtiva entre as diversas indústrias dos países envolvidos, aumentando as exportações regionais de produtos químicos.


Fonte:
Apex-Brasil



Saiba mais sobre setores da economia no Portal Brasil. 



23/08/2010 20:30


Artigos Relacionados


Apex quer fortalecer exportações de produtos industrializados em 2011

Apex renova convênio com indústria de produtos de saúde para estimular exportações

Apex assina convênio para estimular exportação de produtos sustentáveis brasileiros

Brasil vai aumentar exportações para os EUA, prevê Apex

Inmetro e Apex-Brasil assinam acordo para incentivar empresas brasileiras

Apex-Brasil renova parceria para aumentar exportações de metais não ferrosos