Apex assina convênio para estimular exportação de produtos sustentáveis brasileiros



 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) deve assinar, no próximo dia 17 de novembro, um convênio com a Fundação Odebrecht para exportação de produtos sustentáveis. Por meio do convênio, a agência vai promover o apoio técnico a cooperativas de cinco municípios do baixo sul da Bahia. O acordo será assinado entre representantes das duas instituições, na sede da Apex, no Setor Bancário Norte de Brasília. 

A agência, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), vem atuando fortemente no aprimoramento da profissionalização e internacionalização das empresas brasileiras. A Apex fornece às micro, pequenas e médias empresas informações sobre o mercado concorrente fora do País. Desenvolve mais de 900 eventos de negócios por ano, em quase 80 setores. 

Tal esforço mereceu reconhecimento mundial do International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações. No último dia 14 de outubro, a Apex recebeu da entidade o prêmio TOP Network Awards, como melhor agência de promoção comercial do mundo para países em desenvolvimento, concorrendo com países como Omã, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Armênia. 

A  agência brasileira foi a grande vencedora e mereceu o prêmio, segundo a diretora executiva do ITC, Patricia Francis, “por ter apresentado um programa único de capacitação de pequenas e médias empresas para a exportação, que lhes dá competitividade e as leva à internacionalização”. 

Os técnicos da Apex-Brasil agradeceram a colaboração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que tem sido, segundo eles, o grande indutor das políticas de promoção comercial e da internacionalização das empresas brasileiras, mesmo diante da crise econômica mundial. Entre os setores beneficiados com as políticas adotadas pelo Brasil está, por exemplo, o de cosméticos, que elevou sua inserção no mercado mesmo durante a crise e conta hoje com mais de dez mil empresas em atividade.
 

Profissionalização 

No último dia 26 de outubro, a Apex-Brasil criou o Programa Extensão Industrial Exportadora (Peiex). Trata-se de um projeto de capacitação para empresas com potencial de exportação. O objetivo é promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, qualificando e ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior. 

O programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos dessas empresas. “Quando um profissional passa por um dos projetos do Peiex, passa também a ter mais informações e conhecimentos sobre os seus processos, o que permite que ele melhore sua produtividade, seus processos técnicos, tecnológicos administrativo e industriais. Assim, ele se torna mais competitivo, podendo produzir de uma forma mais estruturada, aumentando suas exportações”, afirmou o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, em entrevista à TV NBr. 

A Apex-Brasil mantém em sua sede, em Brasília, um show room onde estão expostos exemplares de vário produtos brasileiros, como materiais de escritórios e artesanato, doados pelos setores apoiados por programas desenvolvidos agência.
 


Fonte:
Apex-Brasil

 



29/10/2010 19:19


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