Bienal de Música contabiliza quase três mil espectadores



A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, terminou na tarde deste domingo (6). O total de espectadores desta edição da Bienal chegou a quase três mil, com a média de mais de 250 pessoas, em cada um dos nove concertos, realizados de 27 de setembro a 5 de outubro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), somadas ao público do encerramento e a convidados. Compositores de 13 estados, de quatro regiões do país – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste – tiveram obras apresentadas, todas em estreia mundial. A Funarte vai disponibilizá-las na internet, no hotsite do evento, a partir do dia 20 de outubro.

Prestigiaram o evento compositores, regentes, músicos, críticos e professores renomados, além de estudantes. Entre os presentes, estava o compositor e maestro Ricardo Tacuchian, doutor em composição pela University of Southern California, autor de mais de 150 obras e detentor de diversos prêmios e menções – entre elas a participação na Tribuna do Conselho Internacional da Música da Unesco. O maestro participou de todas as Bienais, desde a primeira, em 1975. “A Bienal cresceu e se aprimorou. Aumenta, a cada edição, o número de compositores e o espaço para os jovens. Isso é importante porque, se os autores que já têm certa projeção têm dificuldades em difundir sua obra, imaginem esses novos criadores”, disse Tacuchian. “Hoje este é um festival que mostra os compositores que estão em produção e cujas peças estão sendo tocadas; e, ao mesmo tempo, que revela autores de grande potencial, selecionados por profissionais experientes. A fusão destes dois polos é muito interessante, tanto para o compositor de maior repercussão, ou mais maduro, quanto para o jovem, porque um precisa conhecer o trabalho do outro. Um aprende com o outro. Verifiquei isso, nesses 38 anos de Bienal”, destacou.

Panorama da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Entre as 72 obras apresentadas na XX Bienal, 33 venceram o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012, que contou com mais de 500 inscritos. As outras 39 foram encomendadas pela instituição, diretamente a compositores que já participaram de bienais. Dos autores participantes desta edição, 26 são do Rio de Janeiro e 14 de São Paulo. Bahia e Paraná são representados por nove nomes cada. Participam ainda quatro criadores da Paraíba, dois do Mato Grosso, dois de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul. O Distrito Federal e os estados de Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina têm, cada um, um representante.

 

Fonte:

Funarte



07/10/2013 17:45


Artigos Relacionados


Prouni contabiliza quase meio milhão de inscritos

Bienal da Música segue até domingo (6)

Bienal de Música Brasileira começa nesta sexta-feira (27), no Rio

Funarte promove 19ª edição da Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Concerto traz estreia mundial de obras de nove compositores na Bienal da Música

Senado lança três livros na abertura da Bienal do Ceará