Bilhete Único completa dois anos
Benefício é usado por 1,4 milhão de usuários nos dias úteis
O Bilhete Único completou 2 anos de uso no Metrô no último dia 30 de dezembro. O benefício foi criado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo no final de dezembro de 2005 com o objetivo de facilitar a inclusão de novos usuários à rede de transporte público.
Quando comparamos o número de passageiros transportados pagantes em novembro de 2005 (33 milhões), antes da implantação do Bilhete Único, com o número de passageiros transportados pagantes em novembro de 2007 (40 milhões), verificamos um aumento de 22%.
Um dos motivos desse crescimento de demanda foi a adoção do cartão inteligente, que favoreceu o acesso aos sistemas públicos de transporte e permitiu aos usuários ganhos econômicos, segurança e mais qualidade de vida.No Metrô, diariamente, entre os usuários transportados pagantes, 71% já utilizam o Bilhete Único.
Vale destacar que o aumento da demanda no sistema metroviário representa inclusão social, pois permite o acesso ao sistema de uma parcela da população de mais baixa renda.
Nos últimos anos, o Metrô registrou importante acréscimo dos usuários com renda familiar de até 4 salários mínimos. As entradas no sistema desse segmento de renda em 2005 representava 28% da demanda; 35%, em 2006; e, agora, 48%.
O Bilhete Único foi uma inovação tecnológica que permitiu com sua implantação o acúmulo de créditos eletrônicos para serem utilizados de forma integrada no Metrô, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus urbanos da cidade de São Paulo.
Graças à integração tarifária proporcionada pelo bilhete, é possível fazer uma viagem sobre trilhos (Metrô e CPTM) e até três viagens nos ônibus urbanos.Os usuários que necessitarem da integração livre entre o Metrô e a CPTM devem procurar as estações Barra Funda, Brás, Luz e Santo Amaro.
Para facilitar a compra e o uso, o Bilhete Único pode ser adquirido e recarregado mais de uma vez nos postos da SPTrans, nas estações do Metrô, na rede de lotéricas, em bancas de jornais e em outros estabelecimentos credenciados.
Esse cartão inteligente permite o acesso ao Metrô, CPTM e aos ônibus urbanos pela tarifa de R$ 3,50.
Do Metrô
01/03/2008
Artigos Relacionados
Portabilidade numérica completa dois anos com mais de 6 milhões de beneficiados
Lei Antíalcool para menores completa dois anos com 1.540 multas aplicadas
Centro de apoio à vítima de violência completa dois anos de funcionamento
Esalq completa 100 anos e torna-se sede do Governo paulista por dois dias
Núcleo Vila Jacuí do Parque Ecológico do Tietê completa dois anos de existência
Saúde: HC Luzia de Pinho Melo completa dois anos em nova fase com o dobro de atendimento