Bioma já perdeu 57% de sua área, segundo a Rede Cerrado



De acordo com a Rede Cerrado, organização responsável pelo “Grito do Cerrado” – movimento que acontece em Brasília nesta quinta (9) e nesta sexta-feira (10) -, o bioma já perdeu 57% de sua área, que representa cerca de 22% do território nacional. O ecossistema abrange os estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e parte do Pará, além do Distrito Federal.

 Segundo a entidade, o Cerrado é a savana mais rica do mundo e talvez responsável por 5% de toda a biodiversidade mundial. No bioma, nascem os córregos e rios formadores das principais bacias hidrográficas do continente sul-americano – o São Francisco, Amazonas/ Tocantins e Paraná/Prata. O ecossistema, informa ainda a entidade, abriga mais de 10 mil espécies de plantas, 837 espécies de aves, 161 de mamíferos, 150 de anfíbios e 120 de répteis.

 Estudo divulgado pela Conservação Internacional/Brasil, segundo os organizadores do “Grito do Cerrado”, indicam estar havendo redução da cobertura vegetal num ritmo de 2,2 milhões de hectares por ano.



09/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Biblioca Digital do Cerrado irá reunir informações do bioma

SMA suspende supressão de vegetação do Bioma Cerrado no Estado

Rodrigo Rollemberg ressalta importância do bioma Cerrado

Realidade do bioma Cerrado vai ser debatida em audiência pública

Representantes dos povos do cerrado querem política específica para o bioma

Mata Atlântica perdeu 13 mil hectares em um ano, segundo Inpe