BNDES define empréstimos a futuros concessionários de Galeão e Confins



A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, nesta quarta-feira (30), que aprovou as condições básicas para o financiamento de longo prazo que poderá ser concedido aos futuros concessionários dos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ). Os vencedores do leilão também poderão solicitar empréstimo-ponte junto ao BNDES.

As condições são divulgadas previamente pelo BNDES para que as empresas que decidam participar dos leilões possam elaborar suas propostas. O leilão está previsto para o dia 22 de novembro.

No caso do financiamento de longo prazo, a participação do BNDES será de até 70% dos investimentos financiáveis, segundo as políticas operacionais do banco.

O prazo total do financiamento será de 240 meses para o Aeroporto do Galeão e de 240 meses para o Aeroporto de Confins. O custo financeiro será pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) - atualmente em 5% ao ano - ou cesta de moedas, a critério da empresa, acrescido da remuneração básica do BNDES (0,9%) e do spread de risco.

O pagamento será feito pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Alternativamente, poderá ser admitida — observadas as características de cada projeto — a utilização do sistema Price de amortização, desde que sejam emitidas debêntures de infraestrutura até a data prevista para a primeira amortização do principal do contrato de financiamento de longo prazo.

Empréstimo-ponte

 No caso do empréstimo-ponte, o prazo será definido em função do tempo necessário à estruturação da operação de financiamento de longo prazo, limitado à data estimada pelo BNDES para entrada em operação comercial do projeto ou a data da primeira liberação de recursos do empréstimo de longo prazo.

A taxa de juros será formada pela remuneração do BNDES, de 0,9% ao ano, TJLP mais 1% ao ano e taxa de risco de crédito, que pode variar de 0,4% a 2,87% ao ano, a depender da garantia concedida.

A participação máxima do BNDES poderá ser ampliada mediante a subscrição, pela BNDESPAR, de debêntures de infraestrutura, caso a empresa realize emissão que atenda as condições exigidas pelo Banco no produto Debêntures Simples em Ofertas Públicas.

Mais informações poderão ser obtidas no link abaixo:
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Infraestrutura/Logistica/condicoes_apoio_aeroportos_galeao_confins.html

Fonte: Portal Brasil com informações do BNDES



30/10/2013 17:30


Artigos Relacionados


BNDES aprova apoio aos concessionários de Galeão e Confins

Leilões de Galeão e Confins ocorrerão em 22 de novembro

Leilão de Galeão e Confins será nesta sexta (22)

Recursos para Confins e Galeão devem atingir R$ 9,2 bi

Definidas regras de concessão para Galeão e Confins

Empresas entregam propostas para leilão de Galeão e Confins