BNDES e Finep vão apoiar 35 planos de negócio de empresas do setor de etanol



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionaram 35 planos de negócios que poderão participar do Programa Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (Paiss). As 25 empresas responsáveis pelos projetos receberão apoio de cerca de R$ 2  bilhões  nas etapas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).O objetivo do Paiss é fomentar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana-de-açúcar. 

Dos planos de negócios selecionados, 13 são voltados a pesquisas tecnológicas no setor de etanol a partir de celulose (o etanol de segunda geração), 20 para o desenvolvimento de novos produtos e dois em gaseificação. O segmento de novos produtos, destinado a agregar valor à biomassa da cana, abrange desde intermediários químicos a plásticos biodegradáveis, passando por novos biocombustíveis, tais como diesel, butanol e querosene de aviação.

Após a seleção, o BNDES e a Finep vão elaborar Planos de Suporte Conjunto (PSC) para cada um dos planos de negócio selecionados. Os PSCs, que serão finalizados durante o primeiro trimestre de 2012, terão por objetivo apontar os instrumentos  financeiros mais adequados, tanto do BNDES como da Finep, para apoiar os planos de negócio selecionados. Veja na página do banco o resultado da seleção.

Fonte:
BNDES



29/12/2011 14:24


Artigos Relacionados


Finep vai apoiar inovação no setor sucroenergético

BNDES, Embrapa e parceiros estudam setor de etanol

Finep e BNDES selecionam 35 projetos para estimular inovação do setor sucroenergético

Finep e BNDES divulgam empresas selecionadas em plano de apoio a indústria da cana de açúcar

Compromisso do governo é com o setor aéreo e não com as empresas, diz o vice-presidente do BNDES

Comitê do Inova Saúde aprova 21 planos de negócio