BNDES lançará fundo e programa para combater desmatamento na Amazônia, diz representante do governo



O diretor do Departamento de Articulação e Ações da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, André Rodolfo de Lima, declarou nesta quinta-feira (6) que o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai criar um fundo para promover a proteção e a conservação da Amazônia e também um programa para fortalecer a gestão ambiental nos estados. Ele fez o anúncio durante audiência no Senado realizada pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas.

VEJA MAIS

De acordo com o diretor do Ministério do Meio Ambiente, o fundo "está sendo desenhado pelo BNDES e a intenção é lançá-lo neste semestre". Ele disse que os recursos serão captados no exterior e terão como objetivo apoiar as ações do plano de prevenção contra o desmatamento na Amazônia.

Quanto ao programa de financiamento para o fortalecimento da gestão ambiental nos estados, Lima disse que está em discussão, no âmbito do Tesouro Nacional, a possibilidade de desvincular esses financiamentos dos limites de crédito estaduais.

Ações judiciais

Ao destacar as ações que o governo federal vem adotando para conter o desmatamento na Floresta Amazônica, Lima disse que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) moverá entre 100 e 150 ações civis públicas contra os maiores desmatadores da região.

- Isso é uma medida inédita - ressaltou ele, acrescentando que as ações serão movidas simultaneamente em Cuiabá (MT), Belém (PA) e Porto Velho (RO), que são as capitais dos estados onde o desmatamento é mais intenso.



06/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante do Ministério do Meio Ambiente destaca ações do governo para conter desmatamento na Amazônia

BNDES lançará Fundo do Índice Carbono Eficiente na Bovespa

Reunião define medidas para combater desmatamento na Amazônia

BNDES destina R$ 38,7 mi para projetos de combate ao desmatamento da Amazônia

Governo lançará editais para o programa Viva Jovem

BNDES aprova R$ 26,2 milhões para três projetos do Fundo Amazônia