BNDESPAR inclui empresa de engenharia em sua carteira
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do seu braço de participações acionárias, a BNDESPAR, aprovou operação de subscrição de ações (lançamento de novas ações) da Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia.
A BNDESPAR passará a deter 10% do capital da empresa nacional de engenharia consultiva, gerenciamento e implantação de projetos industriais sediada em São Paulo.
O aporte de recursos permitirá à Progen diversificar seus negócios, passando a atuar também nos segmentos de infraestrutura, mobilidade urbana e papel e celulose. Atualmente, as atividades da Progen são focadas nos segmentos de mineração e logística.
Esta é a primeira operação de participação acionária da BNDESPAR em uma empresa de serviços de engenharia consultiva. Dessa forma, o apoio do Banco contribuirá para o fortalecimento desse setor no Brasil, com impactos positivos para a cadeia produtiva nacional.
As empresas de engenharia consultiva são elo fundamental na geração e disseminação de soluções tecnológicas no País, pois são responsáveis pelas especificações técnicas dos projetos e dos equipamentos.
Nesse sentido, o fortalecimento das empresas nacionais do setor induz o desenvolvimento dos demais segmentos da cadeia produtiva e cria ambiente favorável para o aumento da produção e exportação de bens de capital e de serviços de construção e montagem.
A operação da Progen ganha ainda mais importância considerando-se que o setor de serviços de engenharia consultiva brasileiro vem sofrendo forte concorrência internacional, com desnacionalização de empresas nacionais, que estão sendo absorvidas por companhias estrangeiras.
Carteira
A presente operação foi estruturada pela Área de Capital Empreendedor (ACE) do BNDES, que atua em empresas de setores considerados prioritários na estratégia de investimentos do Banco.
Atualmente, a Área conta com uma carteira de 35 empresas investidas diretamente. Desse total, duas empresas, Linx e Senior Solution, já realizaram oferta pública inicial de ações (IPO) no Novo Mercado. Outras três empresas (Nortec, CAB e Altus) foram listadas no Bovespa Mais.
Fonte:
Banco Nacional do Desenvolvimento
12/11/2013 17:23
Artigos Relacionados
Empresa de TI da BNDESPAR ingressa no Bovespa Mais
Empresa de engenharia nega sobrepreço no projeto da Abreu e Lima
EMTU: Empresa facilita emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano
CPI ouve representantes de empresa de engenharia que atestou obra da Refinaria Abreu e Lima
Sabesp: Trabalho da empresa é escolhido para participar de Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambien
BNDESPar amplia atuação no setor de logística