BOAVENTURA DEFENDE REFORMULAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR



O senador Albino Boaventura (PMDB-GO) pediu ao governo medidas urgentes no sentido de promover uma "profunda reformulação na atuação e na constituição dos organismos policiais, especialmente da polícia militar". Na sua opinião, "constituir um corpo de segurança pública comprometido com o respeito aos direitos humanos e com um conceito democrático de sociedade é uma tarefa urgente a ser empreendida pelas entidades governamentais e cobrada pela sociedade".

Boaventura destacou a freqüente participação de policiais militares em ações criminais. Ele lembrou o seqüestro da filha do deputado distrital Luís Estevão, no qual foi constatada a atuação de policiais militares, e o seqüestro de um menino de oito anos em São Paulo, onde esses também estão entre os principais suspeitos. Além disso, o senador ressaltou a brutalidade com que freqüentemente são tratados cidadãos comuns em batidas policiais.

Embora acredite que os policiais devam adotar conduta não truculenta, Albino Boaventura é enfático ao defender que a instituição se torne mais eficiente, somando esforços a outros setores públicos para que os criminosos sejam presos e condenados, não importando a proveniência ou o cargo que ocupem.

Ele destacou, entretanto que o "comportamento execrável de alguns maus elementos" não deve desonrar "o grande número dos que cumprem o dever com honestidade e coragem". O senador apontou salários dignos, melhores condições de trabalho e equipamentos como "medidas extremamente necessárias", mas ressalvou que a conduta correta dos policiais não pode estar condicionada a esses fatores. "Um tal desvio é inaceitável, incompatível com a função policial e deve ser rechaçado em princípio e sem barganhas," afirmou.

25/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes defende unificação das polícias civil e militar

Polícias Militar e Civil unidas na capacitação dos profissionais

Polícias Civil e Militar recebem novas viaturas

Polícias Civil e Militar garantem segurança na Fórmula 1

ARRUDA ELOGIA ATUAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DO DF

São Paulo terá 457 novas viaturas das polícias Civil e Militar