Demostenes defende unificação das polícias civil e militar



Em seu primeiro discurso em Plenário, o senador Demostenes Torres (PFL-GO) afirmou nesta quarta-feira (26) que o modelo policial brasileiro assenta-se em bases equivocadas e precisa ser reformado em profundidade. Para ele, o Brasil só terá uma política adequada de segurança pública com unificação das polícias civil e militar.

- Com dualidade de comando, remuneração diferenciada, ideologia divergente e convívio conflitante, o sistema policial nunca irá funcionar. O Senado tem de assumir o compromisso de compor o conflito de interesses entre civis e militares e instituir uma polícia única - argumentou Demóstenes, que conhece o assunto, pois foi secretário de Segurança Pública de Goiás.

Segundo Demostenes, o método do trabalho policial no Brasil ainda persegue a confissão, o que leva ao abuso de autoridade e à tortura, quando o país já deveria possuir um sistema nacional de informações capaz de gerenciar o que se chama -inteligência da investigação-. O crime opera em escala internacional, empregando as melhores tecnologias, enquanto as polícias amargam a obsolescência, ressaltou.

Ele disse observar com preocupação que a vinculação entre pobreza e criminalidade seja pensamento corrente no governo e na sociedade. Além de equivocada, disse o senador, essa vinculação tem servido para postergar a solução dos problemas de segurança pública. A tranqüilidade pública não pode esperar o crescimento econômico, o pleno emprego e a distribuição de renda, observou.

O senador por Goiás reconheceu que a degradação social é um dos indutores da violência, mas afirmou que ela é fenômeno muito complexo e não pode ser atribuída a uma única causa.

Ao finalizar, Demostenes ressaltou que a violência e o submundo prosperam, na América Latina, porque existe um Estado infrator. Ele lembrou estatísticas do Banco Mundial mostrando que 40% do Produto Interno Bruto (PIB) da região são desviados em decorrência da corrupção e do mau gerenciamento dos recursos públicos.



26/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Segurança dá início à unificação das polícias civil e militar

Unificação das polícias civil e militar será tema de duas audiências

Unificação das polícias civil e militar será tema de audiências na próxima semana

Proposta que permite a unificação das Polícias Civil e Militar deve ser votada na quarta-feira

BOAVENTURA DEFENDE REFORMULAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR

MOZARILDO CAVALCANTI DEFENDE UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS