Boeing e Embraer financiam pesquisa para desenvolvimento de biocombustíveis para jatos
As fabricantes de aviões Boeing e Embraer vão financiar, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um estudo de viabilidade de combustíveis a base de cana-de-açúcar para abastecimento de jatos. Com base em padrões internacionais de sustentabilidade, serão avaliadas as emissões de gases de efeito estufa no ciclo de produção em larga escala de biocombustíveis para aeronaves.
A pesquisa é a primeira a ser beneficiada por meio de acordo de cooperação regional com instituições públicas e privadas proposto pelo BID para ajudar no desenvolvimento da indústria de biocombustíveis para jatos. “Novas tecnologias para produção de combustíveis de fonte renovável para jatos têm potencial de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, como o etanol extraído da cana-de-açúcar já demonstrou no Brasil”, ressaltou o líder da Iniciativa de Biocombustíveis Sustentáveis para Aviação do BID, Arnaldo Vieira de Carvalho.
O diretor de Estratégia e Tecnologia para o Meio Ambiente da Embraer, Guilherme de Almeida Freire, disse que a iniciativa integra a força do Brasil na produção de combustíveis renováveis com o desenvolvimento sustentável da aviação. “O Brasil é uma rica fonte de biomassa e o desenvolvimento dessa tecnologia, baseada na cana-de-açúcar, reforça a importância do crescimento sustentável da aviação para o País.”
Fonte:
Agência Brasil
26/07/2011 19:29
Artigos Relacionados
Embraer vende 35 jatos para companhia britânica
Pesquisa para desenvolvimento de biocombustíveis terá US$ 400 milhões
Embraer projeta entrega de 1.500 novos jatos na região Ásia-Pacífico em 20 anos
USP e Boeing firmam parceria para pesquisa de dinâmica de multidões
Fapesp financia pesquisa para Embraer desenvolver aeronaves
Pesquisa aborda microalgas para a produção de biocombustíveis