Bolivia em festa no Memorial da América Latina
Ao longo do sábado e domingo haverá conjuntos musicais, danças, gastronomia e artesanato típicos
Para celebrar os 187 anos de independência de seu país, dia 6 de agosto, a comunidade boliviana em São Paulo realiza festejo, amanhã e domingo durante todo o dia, no Memorial da América Latina, ponto de encontro de manifestações artísticas latino-americanas.
Com o tema Eu amo Bolívia: fé e cultura no mesmo coração, o evento conta com a apresentação de 13 grupos e fraternidades folclóricas integrados por centenas de bolivianos de todas as idades e descendentes, pessoas de diversas nacionalidades e classes sociais, conjuntos musicais e de danças, desfiles de fantasias, bem como gastronomia e artesanato típicos.
Calcula-se que existam de 200 mil a 250 mil bolivianos residentes em São Paulo. A comemoração terá abertura com cerimônia religiosa em louvor à Virgem de Copacabana, padroeira da Bolívia, e à Virgem de Urkupinã, protetora dos imigrantes. Em ritmo de dança e figurino com cores vibrantes, a Fraternidade Morenada Nueva Revelación transmite a união, amizade, devoção e fé às Virgens Sagradas.
O grupo da Fraternidade Kullaguada Esmeraldas Del Vale mostra a beleza da mulher nativa com a cadência da dança, segurando um kapu, que é um ritual das fiandeiras que, ao retornar das grandes cerimônias, demonstravam o desfiar da lã. A comemoração é organizada pelo consulado geral da Bolívia em São Paulo e pelas entidades que representam os bolivianos emigrados. Confira programação no site www.memorial.sp.gov.br.
Memorial da América Latina - Praça Cívica
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Amanhã e domingo, das 10 às 19 horas
Entrada franca. Classificação: livre
Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial
08/03/2012
Artigos Relacionados
Memorial da América Latina sedia festa boliviana
Prêmio: Mapa Cultural Paulista encerra edição 2000 com festa no Memorial da América Latina
“Natal bem brasileiro” no Memorial da América Latina
Aproveite o feriado no Memorial da América Latina
Memorial da América Latina completa 19 anos
Lazer: um circo no Memorial da América Latina