Bolsa Família: prefeituras devem informar dados de saúde de beneficiários até o final de junho



As prefeituras de todo o País têm até 30 de junho para enviar ao governo federal os dados sobre o acompanhamento de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os dados atualizados sobre a saúde das crianças e gestantes beneficiárias são requisitos para a manutenção do benefício e sem eles as famílias correm o risco de terem o pagamento suspenso. O monitoramento, no entanto, é de responsabilidade dos gestores municipais.

Relatórios parciais do MDS revelam que o acompanhamento das agendas de saúde precisa ser intensificado. Dos 13 milhões de famílias beneficiárias do programa, 10,7 milhões se enquadram no perfil de saúde, ou seja, incluem mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7. Longe desse total,  levantamentos apontaram que os acompanhamentos de apenas 2 milhões de beneficiários haviam sido registrados no sistema do Ministério da Saúde, até o dia 29 de abril.

O estado de Roraima foi o que teve o maior registro de monitoramento dos municípios, com 29,46%, seguido por Tocantins, com 29,27% .

Atualmente, o benefício do Bolsa Família aria entre R$ 32 e R$ 242, de acordo com a renda mensal e o número de filhos. Em contrapartida, as famílias precisam manter atualizado o calendário de vacinas das crianças de até 7 anos e fazer acompanhamento do crescimento infantil e a vigilância nutricional (peso e altura), além do pré-natal das gestantes.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



04/05/2011 16:57


Artigos Relacionados


Beneficiários do Bolsa Família devem informar dados sobre saúde

Beneficiários bloqueados devem atualizar dados para receber Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família devem manter informações sobre saúde atualizadas

Prazo para informar Frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família acaba quarta (29)

Municípios devem informar quantas crianças em creches integram o Bolsa Família

Prazo para prefeituras informarem dados ao Bolsa Família termina neste mês