Bolsa-formação para trabalhador tem 112 novos cursos



O objetivo, até 2014, é oferecer 2,57 milhões de vagas em cursos Formação Inicial e Continuada

 

Em um ano de oferta da bolsa-formação trabalhador pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 720 mil matrículas - em diferentes cursos de qualificação profissional -, já foram realizadas em todo País. Deste total, 170 mil trabalhadores já concluíram os cursos, que podem ter carga horária de 160 a 400 horas.

Para o próximo ano, 2013, a meta do Pronatec é matricular 744 mil trabalhadores. O objetivo, até 2014, é oferecer 2,57 milhões de vagas em cursos Formação Inicial e Continuada (FIC).

Ao comentar o primeiro ano do programa, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (29), no programa semanal Café com a Presidenta, que o governo quer ampliar esse número ainda mais. “Queremos que o País, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou.

Atualmente, 515 cursos compõem a segunda edição do Guia Pronatec de Cursos FIC, lançada no último mês pelo Ministério da Educação (MEC). Destes, 112 são cursos novos, como os de idiomas, o da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o de cuidador de idosos e outros voltados para as áreas rural, educacional e turística.

“Fizemos um alinhamento de cursos e criamos outros para atender às novas demandas do mercado de trabalho”, explica Nilva Schroeder, coordenadora geral de desenvolvimento e monitoramento de programas de educação profissional e tecnológica.