Bolsistas participam de mundial de levantamento



Sete atletas nacionais, quatro deles beneficiários do Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, participam do Mundial de Levantamento de Peso, entre os dias 20 e 27 de outubro, em Wroclaw, na Polônia, competição que terá representantes de 62 países.

O bolsista Fernando Reis, 23 anos, categoria acima de 105 kg, é o destaque brasileiro. Reis conquistou o 20º lugar no mundial anterior, disputado em 2011, em Paris.

No masculino também estão inscritos os irmãos Mateus e Marco Túlio Gregório Machado, de 20 e 22 anos, respectivamente, que competem pelas categorias até 105 kg e 94 kg. Jaqueline Ferreira (75 kg) e Rosane Santos (53 kg), ambas de 26 anos, completam a equipe.

Dos cinco atletas, que viajam pela Petrobras/Instituto Passe de Mágica, apenas Marco Túlio não tem a bolsa atleta. Completam a equipe nacional as atletas Liliane e Monique Menezes.

O embarque do grupo ocorreu na quinta-feira (16) para treinos e pesagens. Fernando Reis, que mora nos Estados Unidos, segue para a Alemanha, onde se encontra com o grupo e Edmílson Dantas, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP).

A modalidade tem 81 inscritos no Bolsa Atleta. São dois na categoria de base, 55 na categoria nacional, e 22 na internacional. Na olímpica, estão Fernando Reis e Jaqueline Ferreira. No total, os recursos alcançam R$ 98.515,00 por mês e R$ 1.182.180,00 por ano.

Melhora individual de marcas e no ranking

Enrique Monteiro, que assumiu a presidência da CBLP em janeiro, explica que há cerca de 200 atletas do esporte no Brasil, basicamente no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

“São os centros em que treinam os principais da seleção brasileira. Temos também trabalhos de base interessante, como das federações da Paraíba, em parceria com o Sesi, e do Rio Grande do Sul, com empresas de Bento Gonçalves. Com relação ao mundial, a meta é a melhora individual de todos os atletas da seleção e o posicionamento melhor no ranqueamento internacional”, diz Monteiro.

O técnico romeno Dragos Doru Stanica lembra que o mundial na Polônia será caracterizado por uma mudança de gerações, depois de encerrado o ciclo olímpico em Londres 2012.

“Os irmãos Gregório Machado, por exemplo, começaram juntos e têm em torno de oito anos de treinamento. Nossa expectativa é que nossos atletas batam recordes deles e da modalidade em si, recordes brasileiros adultos. No levantamento de peso, os adversários somos nós mesmos”, observa o treinador.

Os países que se destacam no levantamento de peso são Rússia, China (masculino e feminino), Cazaquistão (que está ‘subindo’, segundo Stanica) e Irã.

“A Europa dominou durante algum tempo, mas países de tradição como Irã e Egito estão retornando. No feminino, o levantamento de peso está mais aberto, tanto nos países como nas categorias. A de 69 kg, por exemplo, terá quase 30 atletas no mundial”, diz Stanica.

Fonte:
Ministério do Esporte 



18/10/2013 15:56


Artigos Relacionados


Bolsistas participam de eventos oficiais com delegação

Bolsistas do remo participam de treinamento no Rio de Janeiro visando vaga olímpica

Bolsista compete ao pódio mundial de levantamento de peso

Fernando Reis conquista o 7º lugar no Mundial de Levantamento de Peso

Bolsistas defendem Brasil no mundial de pentatlo moderno na Argentina

Bolsistas do Festival de Campos do Jordão terão aulas com músicos de renome mundial