Fernando Reis conquista o 7º lugar no Mundial de Levantamento de Peso
A meta era terminar a competição entre os oito primeiros colocados na classificação geral. Mas o paulista Fernando Reis, 23 anos, que mora nos Estados Unidos, alcançou um degrau mais alto no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, disputado em Wroclaw, na Polônia: foi sétimo na categoria +105 kg, tendo somado 410 quilos no total.
Se essa colocação é inédita — e foi o grande momento do ano para o levantamento de peso brasileiro —, o atleta destaca que poderia ter sido bem melhor e que por apenas quatro quilos ele não conseguiu uma medalha no arremesso (modalidade na qual o atleta levanta o peso e faz uma parada, apoiando-o no peito, antes de erguê-lo completamente), prova na qual levantou 228 quilos. No arranco (modalidade na qual não há parada no levantamento do peso), Fernando ergueu 182 quilos.
Representante do Esporte Clube Pinheiros, Fernando Reis treina com o técnico cubano Luís López quando está em São Paulo. Ele estuda há três anos em Saint Louis, no Missouri, onde também se dedica ao levantamento de peso. Em 2010, o brasileiro já havia conquistado uma medalha de bronze no arranco (alcançou 171 quilos), no Mundial Júnior, disputado em Sófia, na Bulgária. No geral (soma dos desempenhos das provas de arranco e arremesso), Fernando Reis foi o quarto colocado na Bulgária.
Em 2011, o atleta competiu no Campeonato Mundial Adulto, em Paris, e terminou a competição na 20ª colocação geral. Um ano depois, nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Fernando Reis ficou em 12º. Agora, no Mundial de 2013 da Polônia (os Mundiais de Levantamento de Peso são anuais, à exceção dos anos olímpicos), o sétimo lugar deixa claro que a evolução tem sido expressiva, o que só motiva o brasileiro a trabalhar ainda mais duro com o foco nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Em 2013, Fernando já tinha se tornado tricampeão da categoria +105 kg no Campeonato Pan-Americano, disputado no fim de junho, na Isla Margarita, na Colômbia. Na ocasião, ele somou 180 quilos no arranco e 227 no arremesso.
Integrante do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Fernando Reis — que treina de cinco a seis horas por dia, em duas sessões — destaca a importância desse recurso em sua preparação para brigar por medalhas contra adversários de países que têm muito mais tradição no levantamento de peso do que o Brasil. Assim que se formar, em maio de 2014, o atleta deve voltar para casa e seguir com sua preparação “tranquilão”, como diz, para Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Fonte:
Brasil 2016
25/11/2013 16:36
Artigos Relacionados
Brasileiro conquista 7º lugar em levantamento de peso
Bolsista compete ao pódio mundial de levantamento de peso
Brasil conquista o 3º lugar no Mundial de Atletismo Paraolímpico
Levantamento de peso garante um ouro e três pratas
Welisson Silva garante a prata no levantamento de peso
Levantamento mostra que 59,4% dos paulistanos estão acima do peso