Bombeiros estão preparados para o GP Brasil de Fórmula 1
Corrida acontece domingo, 2, mas grupo já começou a trabalhar
Com os equipamentos adequados e a realização de treinamentos específicos, a Polícia Militar já está preparada para atuar em um dos maiores eventos que ocorrem na Capital paulista, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Serão 200 bombeiros dispostos em áreas estratégicas do autódromo de Interlagos e na região, que terão como aliados os investimentos tecnológicos, possibilitando maior rapidez nas possíveis emergências. O GP deste ano acontece domningo, 2, novembro, mas os policiais já começaram a trabalhar.
O trabalho realizado com os policiais, antes do Grande Prêmio, visa à especificidade da prova, ou seja, eles são treinados para situações que não realizam no dia-a-dia como, por exemplo, a utilização de extintores – normalmente usam água e mangueiras –, além da retirada de pilotos de monoposto – estão habituados a retirar vítimas de carros de passeio. O treino é feito em uma pista adequada e, para ser mais real, são utilizados combustíveis líquidos (gasolina e diesel). A simulação de retirada de pilotos é feita em conjunto com a equipe do Hospital São Luiz.
Além da parte prática, os envolvidos na operação assistem a vídeos de acidentes e incêndios em eventos de Fórmula 1, para compreenderem melhor a mecânica e a importância da atuação dos bombeiros.
Testes preparatórios - No dia 18 deste mês, todos os bombeiros envolvidos na operação passaram por um treinamento específico no autódromo. Todos foram posicionados e algumas corridas foram simuladas, com situações de derrapagens, incêndios e acidentes com os carros.
"Toda a preparação anterior, inclusive o simulado, ajuda a integrar mais as equipes distintas, que não estão acostumadas a trabalharem juntas, facilitando, no caso de emergência, uma resposta de atendimento mais rápida", explica o tenente Herbert Meyerhof, que faz parte da coordenação das equipes.
Estrutura - Durante os três dias os policiais terão à disposição cinco caminhões para o combate a incêndios, inclusive um dedicado ao pouso e decolagem de aeronaves; cinco viaturas para o transporte das equipes, um caminhão de suporte de material para o caso de grande número de vítimas, e uma viatura do Sistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe), que será o Posto de Comando do Corpo de Bombeiros no evento. Além dos caminhões e viaturas, os bombeiros contarão com extintores portáteis (cada um com aproximadamente oito quilos de pó especial), e equipamentos diversos de desencarceramento.
No posto de bombeiros de Guarapiranga – distante dois quilômetros do autódromo – haverá um reforço de guarnições, contando com duas Unidades de Resgate (atendimento pré-hospitalar básico), uma unidade de suporte avançado (apoio médico), um caminhão com equipamentos especializados para salvamento, um helicóptero Águia da PM e duas viaturas para salvamento e combate a incêndio.
Inovação - Um suporte, adaptado pelo tenente Alexandre G. Pereira Reche – de técnica australiana de imobilização e retirada de vítimas de acidentes automobilísticos –, utilizado no ano passado no GP Brasil, impressionou os responsáveis da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). De acordo com o tenente, o suporte será utilizado novamente do GP Brasil de Fórmula 1, pois, com ele, ganha-se tempo e mais precisão nos salvamentos. Programação
Sexta-feira: 31 de outubro
• das 8h45 às 9h15 – Treino Livre Evento Suporte (BMW)
• das 10 horas às 11h30 – Treino Livre, Fórmula 1
• da 14 horas às 15h30 - Treino Livre, Fórmula 1
• das 15h40 às 16h15 – Treino Livre Evento Suporte, Porsche Cup
• das 16h30 às 17 horas – Treino Livre Evento Suporte, Trofeo Maserati
• 17h25 às 17h55 - Sessão de Classificação Evento Suporte, Fórmula BMW Sábado: 1º de novembro
• das 11 às 12 horas – Treino Livre, Fórmula 1
• das 14 às 15 horas - Sessão de Classificação, Fórmula 1
• das 15h10 às 15h45 - Sessão de Classificação Evento Suporte, Porsche Cup
• das 15h55 às 16h25 - Sessão de Classificação Evento Suporte, Trofeo Maserati
• das 16h50 às 17h20 - Evento Suporte, Fórmula BMW Domingo: 2 de novembro
• das 10 às 10h30 - Evento Suporte, Fórmula BMW
• das 10h50 às 11h20 - Evento Suporte, Trofeo
• das 11h40 às 12h15 - Evento Suporte, Porsche Cup
• a partir das 15 horas - 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1
Do Corpo de Bombeiros
10/30/2008
Artigos Relacionados
Bombeiros estão preparados para o GP Brasil de Fórmula 1
Aeroportos da Infraero estão preparados para alta temporada
CPTM tem esquema especial para GP Brasil de Fórmula 1
CPTM terá operação especial para o GP Brasil de Fórmula 1
CPTM terá esquema especial para o GP Brasil de Fórmula 1
CPTM terá esquema especial para o GP Brasil de Fórmula 1