Bornhausen quer transparência nas ligações entre entidades sindicais e partidos políticos
Ainda durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para debater a reforma sindical, o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) pediu mais transparência nas conexões entre as entidades sindicais e os partidos políticos, especialmente nos períodos eleitorais.
Bornhausen disse, ainda, esperar que no futuro sejam esclarecidos outros acontecimentos de bastidores das últimas eleições presidenciais, com o acontecido com a candidata do PFL, a senadora Roseana Sarney (MA). A declaração de Bornhausen foi em referência a reportagem publicada recentemente pela revista Veja, contendo denúncias de que a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência teria sido apoiada por uma equipe que promoveu blefes e negociações sigilosas para enfraquecer seus adversários.
O senador Sibá Machado (PT-AC) disse que podem ter sido cometidos pecados na campanha, -porque ninguém é santo-, mas assegurou que não são verdadeiras as afirmações da revista Veja.Sibá também expressou sua preocupação com o financiamento das organizações sindicais e defendeu o fim do imposto sindical. Na opinião do senador, o trabalhador deveria poder associar-se diretamente às centrais sindicais.
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) disse que é preciso assumir que as centrais sindicais têm ligações com partidos políticos. Ele frisou que a discussão sobre a reforma sindical não deve ser feita de afogadilho, mas antecedida por um amplo debate. Também o senador Eurípedes Camargo (PT-DF) defendeu o debate sobre a organização sindical.
Ao final da reunião, foi apresentado pelo senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) requerimento pedindo que seja constituída uma comissão de cinco senadores dos diversos partidos para reunirem-se uma vez por mês com sindicalistas a fim de discutir a reforma sindical.
05/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy defende transparência das contribuições a partidos políticos
Entidades esportivas ficam proibidas de ajudar partidos políticos
Jefferson propõe amplo entendimento entre partidos políticos
Aprovado projeto para dar mais transparência a parcerias entre poder público e entidades civis
BENEDITA DA SILVA QUER UNIÃO ENTRE PARTIDOS DE ESQUERDA
Entidades sindicais querem ir ao Governador