Bornhausen reclama da forma como o governo está tratando Santa Catarina



O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) reclamou da forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tratando Santa Catarina. Ele disse que sequer foi cumprida a promessa feita pelo então candidato Lula, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, de priorizar a duplicação do trecho Sul da BR-101. Ao contrário, registrou, logo em seu primeiro mês de mandato, o presidente determinou a suspensão da licitação para a realização da obra.

- O pior, vejo agora, é que o Orçamento da União para o próximo ano coloca apenas R$ 43 milhões para a obra. O que há, na realidade, é a falta de sentimento humano para com os que vivem naquela região e que estão sofrendo com as mortes seguidas que estão ocorrendo naquela rodovia - afirmou Jorge Bornhausen.

Outra promessa que o presidente Lula teria feito aos catarinenses, e que não cumpriu, segundo Bornhausen, foi a de manter o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) como banco público, mas federalizado. Até o momento, segundo o senador, nenhuma solução foi dada ao Besc, que continua acumulando prejuízos.

Bornhausen também protestou contra a falta de repasses de verbas do governo federal para o Hospital Universitário de Santa Catarina. Ele explicou que a escassez de recursos é tão grande que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do estado foi obrigada a repassar para o hospital o dinheiro arrecadado em evento que realiza todo final de ano com a finalidade de arrecadar fundos.

- Quero reclamar publicamente dessa atitude do governo federal e informar que a emenda ao orçamento que tenho direito será dirigida única e exclusivamente a todas as Apaes do meu estado, como resposta ao tratamento que vem sendo dispensado pelo governo federal - disse Bornhausen.



25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bornhausen acusa governo Lula de discriminar Santa Catarina

Wellington Salgado reclama de forma como Zelaya se comporta em Embaixada do Brasil

Pavan reclama da redução de recursos para combate à Aids nos programas executados em Santa Catarina

BR-163, em Santa Catarina, terá bloqueio esta semana

Forma como são eleitos os parlamentares está em discussão

Ideli registra reconhecimento de Santa Catarina como estado livre da febre aftosa