Bornhausen reivindica a suspensão do edital de licitação do Besc



O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) reivindicou nesta terça-feira (5) a suspensão do edital de licitação do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) para que a decisão de privatizar o banco fique sob a responsabilidade do novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, durante a campanha Lula teria manifestado o desejo de manter o Besc sob regime estatal.

Bornhausen leu correspondência dirigida ao presidente Fernando Henrique Cardoso em que lembra ter sido no início de seu governo que o Besc foi salvo da falência, pela federalização. -A ação conjunta do presidente e do governador Esperidião Amin conseguiu manter agências pioneiras, contas de depositantes e o patrimônio público. Nesse momento em que é iminente a mudança de governos federal e estadual, sugiro que a decisão sobre o Besc seja tomada pelos novos eleitos -, disse.

O senador por Santa Catarina também fez um apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso pela revisão do edital de licitação para a duplicação da BR-101, no trecho entre Palhoça (SC) e a fronteira do Rio Grande do Sul. -Segundo o ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Vilaça, o edital está eivado de irregularidades-, explicou.

Para Bornhausen, a duplicação da BR-101 já se arrasta há tantos anos que não seria bom anular o edital e elaborar um outro, em função da perda de tempo. O melhor seria rever o edital para corrigir irregularidades como a exigência de faturamento mínimo de R$ 150 milhões, em 2001, para que a empresa possa concorrer, o que a seu ver limita demais o número de concorrentes.

Em auditoria do TCU, Marcos Vilaça também afirma que a falta de critérios de aceitabilidade de preços -abre as portas para o superfaturamento-, relatou Bornhausen. Ele disse, no entanto, não ser necessário invalidar todo o processo, bastando que o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT) corrija as falhas do edital.



05/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER DEFENDE SUSPENSÃO DE EMPRÉSTIMO PARA SANEAMENTO DO BESC

Em debate na CI, especialistas propõem suspensão de licitação de áreas de petróleo

Althoff e Suplicy divergem quanto à suspensão de licitação para obras rodoviárias

Lançado edital de licitação para desassoreamento do Tietê

Conselho de Comunicação pede suspensão de edital para leilão da faixa de 700 MHz

Agência lança edital de licitação para trem-bala