Botelho comemora Dia do Cirurgião-Dentista e aponta avanços do país na área odontológica



O senador Augusto Botelho (PT-RR) comemorou com antecedência, nesta quarta-feira (21), o Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado no dia 25 de outubro. Ele disse que a data foi consagrada aos profissionais em memória à criação, em 1884, dos primeiros cursos de Odontologia no Brasil nas Faculdades do Império, no Rio de Janeiro e em Salvador. Em 2002, a mesma data também foi definida pela Lei 10.465 como o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Augusto Botelho disse que, apesar de a situação da saúde bucal no Brasil ainda estar longe do ideal, há motivos para celebrar a data, como o aumento da participação governamental nesse setor. Ele assinalou o fato de o país enfrentar a contradição de contar com o maior número absoluto de dentistas e de quase 20% da população nunca ter recebido atendimento odontológico.

- Existe um vasto subaproveitamento dessa mão de obra especializada, o que decorre não apenas de sua má distribuição no território nacional, mas também, tal como acontece em relação a qualquer outro bem ou serviço, da desigualdade que caracteriza a sociedade brasileira. É um quadro que só reforça a importância de uma maior participação do setor público na promoção da saúde bucal - afirmou.

O senador lembrou que em 2002 foi criado o Programa Brasil Sorridente, com 4.261 equipes de saúde bucal. Desde então, salientou, o Ministério da Saúde aumentou em 330% o número de equipes, passando a 18.482. No mesmo período, foram atendidas 72 milhões de pessoas e atualmente 88 milhões vivem em áreas cobertas por ações e serviços de saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Augusto Botelho lembrou ainda que em março de 2004 o governo federal lançou a Política Nacional de Saúde Bucal, articulada a outras políticas de saúde, que tem como linha de ação a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; reorganização da atenção básica, especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família; e reorganização da Atenção Especializada por meio da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

- No dia 7 deste mês, por ocasião da abertura do 1º Encontro Nacional de Centros de Especialidades Odontológicas e Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou investimentos superiores a R$ 53 milhões para ampliar o atendimento à saúde bucal da população no SUS - ressaltou.



21/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista

Governador Lembo participa das comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista

Loureiro homenageia Dia do Cirurgião-Dentista no Grande Expediente

Centrinho da USP abre processo seletivo para contratação de cirurgião-dentista

Augusto Botelho comemora avanços para economia de Roraima

Avaliação da ONU aponta avanços do país, diz Mercadante