Loureiro homenageia Dia do Cirurgião-Dentista no Grande Expediente



O deputado Adroaldo Loureiro, líder partidário do PDT, dedicou o Grande Expediente de ontem (25/10) ao Dia do Cirurgião-Dentista Brasileiro, que é comemorado dia 25, revelando que 30 milhões de brasileiros, quase 20% da população, nunca entraram num consultório dentário. "E 85% são jovens com menos de 20 anos de idade", destacou o parlamentar, que é cirurgião-dentista. Loureiro também alertou que nos últimos anos foi de 10% o aumento dos tumores malignos na boca.

Da tribuna o parlamentar lamentou que embora a saúde seja um direito constitucional, a prestação da assistência odontológica não é obrigatória no Sistema Único de Saúde. "Nos últimos 20 anos, o governo federal não investiu em programas de saúde bucal e a odontologia social sobrevive pelo esforço da classe", afirmou.

Ao lado dos 30 milhões de brasileiros que nunca sentaram numa cadeira de dentista, existem 150 mil profissionais habilitados no país, informou Loureiro. A Organização Mundial da Saúde recomenda um cirurgião-dentista para cada 1.500 habitantes. "No Brasil temos um profissional para cada mil habitantes, uma das proporções mais favoráveis do mundo", salientou. As regiões sudeste e sul concentram a maior parte dos dentistas, havendo carência no norte e nordeste e nas áreas rurais e periféricas das grandes cidades.

No Rio Grande do Sul existem 10 mil profissionais em atividade e as nove faculdades preparam anualmente 500 novos cirurgiões-dentistas. No final de 2001, são esperados em torno de 11 mil novos profissionais no mercado de trabalho. A saturação do mercado passou a preocupar os dirigentes classistas, que comemoraram a suspensão, pelo Ministério da Educação, de autorização de novos cursos superiores, relatou o deputado, apontando também para iniciativas do Conselho Federal de Odontologia, como a inclusão dos dentistas no grupo de profissionais do Programa de Saúde da Família, executado pelos municípios.

Loureiro citou os projetos que tramitam no legislativo, como o projeto na Câmara Federal que prevê a obrigatoriedade da assistência odontológica no SUS. De sua autoria, tramitam na Assembléia Legislativa dois projetos para a melhoria da saúde bucal da população: o controle da quantidade de açúcar na merenda escolar, e a instituição da Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal. Também fez referência ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional de Odontologia, que promove a campanha "Só existe saúde com saúde na boca", assim como as atividades da Sociedade Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, que promove o projeto "Cabeça-Coração, um caminho para a felicidade", e as demais entidades de classe, Sociedade Brasileira de Correções Odonto-Maxilares, Associação Brasileira de Odontologia, Associação Gaúcha de Odontopediatria, Sociedade Gaúcha de Ortodontia e Ortopedia Facial, Sindicato dos Odontologistas do RS e Uniodonto, Cooperativa Odontológica.




10/26/2001


Artigos Relacionados


Homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista

GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente

Governador Lembo participa das comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista

Centrinho da USP abre processo seletivo para contratação de cirurgião-dentista

Botelho comemora Dia do Cirurgião-Dentista e aponta avanços do país na área odontológica

Grande Expediente homenageia a FIERGS