Botelho pede ajuda para Centro de Estudos Brasileiros de Oxford



O senador Augusto Botelho (PT-RR) comunicou nesta quinta-feira (22) o iminente encerramento das atividades do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, na Inglaterra, por falta de apoio financeiro do governo brasileiro e da iniciativa privada para o qüinqüênio 2007-2012. Botelho explicou que o orçamento anual do centro é de cerca de US$ 600 mil e para o qüinqüênio seriam necessários US$ 3 milhões.

Segundo o senador, a casa onde funcionava a entidade foi ocupada há algumas semanas pelo Centro de Estudos Africanos e o centro brasileiro mudou-se para algumas salas dentro do Centro de Estudos Latino-Americanos e deixará de existir em 2008 se não conseguir os recursos necessários.

- Seis milhões de reais para garantir que tenhamos por mais cinco anos um centro de excelência a receber nossos pesquisadores e a receber especialistas estrangeiros sobre o Brasil que possam ali contribuir para uma melhor compreensão do país e de seus desafios. Um lugar também que possa despertar em jovens estudantes de Oxford o interesse pelo Brasil e possam ter oportunidade de aprender sobre nossas riquezas, especialmente as culturais. Tem um ditado que diz: "Educação é cara? Experimente a ignorância" - disse o senador.



22/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Botelho pede ajuda para Centro de Estudos Brasileiros de Oxford

Augusto Botelho pede ajuda do governo para combate a incêndios em Roraima

Pesquisador do RS ganha bolsa de estudos em Oxford

Pesquisadores de Oxford apresentarão estudos sobre presidencialismo de coalizão

Casildo Maldaner pede ajuda para agricultores brasileiros no Paraguai

MRE pede que brasileiros não viagem ao Japão e comunidades abrem contas para ajuda