Pesquisadores de Oxford apresentarão estudos sobre presidencialismo de coalizão
O modelo político em que partidos díspares se aliam para garantir a governabilidade – praticado no Brasil e outros países da América Latina, da África e da Europa Oriental – chamou a atenção de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles se dedicaram a estudar o chamado presidencialismo de coalizão. Os resultados dos estudos do Coalitional Presidentialism Project serão apresentados no Senado nesta quinta-feira (19) em seminário com a participação de especialistas da universidade inglesa, da Universidade de Brasília e do Senado.
De acordo com o site oficial do projeto, os objetivos das pesquisas são identificar as ferramentas utilizadas pelos presidentes para governar com apoio de parlamentos multipartidários e avaliar como isso interfere na transparência e na prestação de contas à população.
Além da apresentação do projeto, durante o seminário serão promovidos debates sobre a experiência do presidencialismo de coalizão no mundo e no Brasil, e serão abordadas as pesquisas sobre o tema realizadas no âmbito do Senado Federal.
O seminário acontecerá no Interlegis a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes do inicio do evento. Os debates serão transmitidos pela internet.
O evento é uma parceria da University of Oxford, Interlegis, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Mais informações pelo telefone: (61) 3303-1861.
Confira a programação completa.
16/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oxford apresenta no Senado pesquisa sobre presidencialismo de coalizão
Presidencialismo do Brasil é um dos que mais dependem de coalizão, diz pesquisador de Oxford
Presidencialismo de coalizão enfraquece papel do Congresso, diz Ricardo Ferraço
Pesquisador do RS ganha bolsa de estudos em Oxford
Botelho pede ajuda para Centro de Estudos Brasileiros de Oxford
Botelho pede ajuda para Centro de Estudos Brasileiros de Oxford