Brasil adere a esforço internacional para estudo de galáxias



O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) se une a outras instituições internacionais na elaboração de uma proposta com a finalidade de realizar um levantamento espectroscópico com seis anos de duração.

O objetivo do projeto é obter dados que permitam a produção de uma amostra de 75 mil redshifts de alta qualidade para galáxias representativas de uma amostra profunda.

A determinação da distância (mais precisamente, o redshift) das galáxias é um dos elementos chave no estudo da energia escura. Em levantamentos puramente fotométricos (sem observações espectroscópicas das quais se pode extrair o redshift do objeto) a forma de se fazer isso é por meio de técnicas de determinação do redshift baseado puramente nos dados fotométricos (photo-z).

Para aferição e avaliação de desempenho das distintas metodologias determinadoras de photo-z, precisa-se de uma amostra com redshifts determinados espectroscopicamente, que são mais precisos.

A amostra em questão é crítica para a calibração dos redshifts fotométricos que serão usados na análise de diversos levantamentos fotométricos em andamento e futuros, como o Dark Energy Survey (DES) e o Large Synoptic Survey Telescope.

Ao LIneA caberá a curadoria dos dados, assim como a produção de catálogos combinando informações provenientes de diferentes levantamentos. A proposta, enviada ao programa Public Spectroscopic Surveys, do European Southern Observatory (ESO), usará o instrumento Vimos montado num dos Very Large Telescopes (quatro telescópios com 8,5 metros de abertura cada, situados no Chile). 

O LIneA envolve o Observatório Nacional (ON/MCTI), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O laboratório interinstitucional foi criado com a finalidade dar suporte à participação brasileira em experimentos científicos usando os dados provenientes de grandes levantamentos astronômicos – os projetos DES e Sloan Digital Sky Survey 3.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



30/10/2013 11:11


Artigos Relacionados


ONG internacional destaca esforço brasileiro para reduzir mortalidade infantil

Gana adere ao programa Mais Alimentos Internacional

SP vai monitorar 10 mil corações para estudo internacional

Anvisa faz parceria com associação internacional para estudo do câncer

Há esforço para garantir abastecimento de gás natural no Brasil, diz Delcídio

Cristovam pede esforço para acabar com analfabetismo no Brasil