Brasil apresenta política migratória em evento internacional



O Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, participa nos dias 1º e 2 de dezembro, do Foro Mundial sobre Migração e Desenvolvimento em Genebra, Suíça. O ministério irá apresentar nos debates as ‘Medidas para Prevenir e Reduzir a Imigração Irregular’ e  ‘Regularização Imigração: Uma Questão Humanitária’.

Mais de 160 países da ONU e mais de 30 países observadores participarão do foro. Izaura falará sobre O Brasil e a Imigração Irregular. “Criminalizar a imigração irregular ou clandestina é a postura adotada por muitos Estados no cenário internacional, mas acreditamos que essa atitude fomentará o crescimento e o fortalecimento das organizações criminosas internacionais”, avalia a diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Miranda.

A diretora acrescenta que a maior preocupação do governo brasileiro é impedir que mais pessoas sejam marginalizadas, simplesmente por não estarem em situação migratória regular. Por isso, posiciona-se com ações de cidadania e respeito aos direitos humanos. “A imigração é um direito do homem e a regularização imigratória, por sua vez, é o caminho mais curto e viável para assegurar o direito”, explica.

Dentre algumas medidas adotadas pelo Departamento de Estrangeiros recentemente nesse sentido estão a dispensa de renovação das Cédulas de Identidade de Estrangeiros para pessoas com mais de 51 anos ou deficientes físicos, a possibilidade de estrangeiros permanentes utilizarem o mesmo canal de ingresso e saída no Brasil reservado a brasileiros, a regularização de estrangeiros irregulares por meio da anistia. Em 2009 foram anistiados 45 mil estrangeiros. Os principais beneficiados foram bolivianos, chineses, peruanos, paraguaios e coreanos.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



30/11/2011 15:41


Artigos Relacionados


Evento apresenta a Memória e História da Política Nuclear no Brasil

MDA apresenta alternativas viáveis à cultura do fumo em evento internacional

Evento internacional de turismo terá edição no Brasil

Brasil debate desafios na gestão das águas em evento internacional

Embrapa sedia evento internacional sobre uso de sementes crioulas no Brasil

Brasil apresenta dois projetos de audiovisual em evento na Bolívia