Brasil assume a presidência de comitê veterinário do Mercosul



O Brasil assume, nesta sexta-feira (9), a presidência do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP). A entidade é formada pelos cinco países do bloco - Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai - e pela Bolívia, com o objetivo de fortalecer a sanidade animal da região. A nomeação ocorrerá durante a 3ª Reunião Ordinária do CVP, que ocorre em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O cargo será exercido pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques. O novo secretário técnico indicado pelo diretor será o fiscal federal agropecuário José Mascarenhas. A equipe brasileira conduzirá o CVP durante um ano, até dezembro de 2012.

Com a nomeação, o diretor do DSA, que também preside a Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) – acumulará dois cargos estratégicos para o combate de enfermidades animais na América do Sul. O diretor explica que a meta é harmonizar procedimentos técnicos e trabalhar de forma regional para fortalecer os serviços veterinários de todos os países.

“Precisamos trabalhar de forma cooperada, definindo estratégias juntos, capacitando nossos técnicos e compartilhando conhecimentos. O recente foco de aftosa no Paraguai é uma demonstração disso. Todos os países estão envolvidos para auxiliar as autoridades paraguaias”, declara.

O Brasil tem metas mais ousadas e pretende ser reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação, até 2013. O novo presidente do CVP avalia que é possível cumprir os desafios internos e ainda auxiliar os demais países do bloco. Para ele, a liderança brasileira no CVP e na Cosalfa tem como principal desafio a defesa dos interesses regionais perante organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês).


Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



09/12/2011 19:59


Artigos Relacionados


Brasil assume presidência do Mercosul na terça (3)

Brasil assume presidência de Mercosul ampliado

Brasil assume presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural

Comitê Veterinário se reúne em cúpula do Mercosul para discutir sanidade animal

Senador argentino assume presidência do Parlamento do Mercosul

Requião assume presidência da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul