Senador argentino assume presidência do Parlamento do Mercosul
Durante a 8ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul, concluída nesta terça-feira (18) em Montevidéu, a presidência pro tempore foi transmitida ao senador argentino José Pampuro, que foi ministro da Defesa do ex-presidente Nestor Kirchner. Ele exercerá a presidência do parlamento até junho de 2008, quando então o comando do órgão passará às mãos do atual vice-presidente brasileiro, deputado Dr. Rosinha (PT-PR).
Ao apresentar a sua despedida, o ex-presidente do parlamento, deputado uruguaio Roberto Conde, afirmou que, após sete meses de efetivo trabalho depois da instalação do novo órgão, o Parlamento do Mercosul já se encontra em "pleno funcionamento político". Inicialmente, recordou, foi necessário dedicar esforços à elaboração do Regimento Interno e à criação das comissões permanentes, além da elaboração de um orçamento para 2008. Ele lembrou ainda que já participaram das sessões parlamentares de 22 partidos políticos diferentes, atestando a "convivência plural e democrática".
O deputado Dr. Rosinha, por sua vez, observou que já se passou um ano desde a sessão especial de constituição do Parlamento do Mercosul, realizada em Brasília. Em sua opinião, o trabalho de construção do novo órgão não foi fácil até o momento. Mesmo assim, disse ele, alguns desafios já foram vencidos.
Na sessão plenária, foi aprovada a criação de uma comissão especial para realizar um diagnóstico sobre a atual situação do Mercosul. Pelo Brasil participarão os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e os deputados Beto Albuquerque (PSB-RS), Dr. Rosinha e Cláudio Diaz (PSDB-RS).
18/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi assume presidência de comissão e anuncia instalação em novembro de Parlamento do Mercosul
Criação do Parlamento do Mercosul culmina integração, diz deputado argentino
Brasil assume presidência do Mercosul na terça (3)
Brasil assume presidência de Mercosul ampliado
Brasil assume presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural
Brasil assume a presidência de comitê veterinário do Mercosul