Brasil assume pela terceira vez presidência do Cosave



A partir do dia 1° de março, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, Luis Eduardo Rangel, assume a presidência do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave), que ficará com o cargo por dois anos.

A presidência do Comitê já passou por todos os países do Cone Sul, sendo eles: Chile, Argentina e Paraguai até voltar para o Brasil, que vai assumir o posto pela terceira vez.

O Cosave é responsável pela Organização Regional de Proteção Fitossanitária, realizada em organismos nacionais, regionais e internacionais, que discutem questões de sanidade. Do ponto de vista técnico é anterior ao Mercosul e o subsidia quanto as questões de agricultura.

O objetivo do Comitê é definir políticas fitossanitárias para esses países que estão envolvidos nessa discussão de doenças e pragas vegetais. “Tudo que é definido dentro do Comitê, temos o compromisso de incorporar as medidas no Brasil”, afirma Rangel.

As medidas são feitas por meio de determinações e regras para definir que determinada praga é relevante para o mercado e para proteger os países dessas ameaças.

Há três principais programas em andamento que têm sido desenvolvidos pelo Cosave, são eles:

  1. Bicudo do Algodoeiro;
  2. Greenning, que é o HLB (doença do Citrus); e
  3. Pragas de Florestas Plantadas


22/02/2014 09:23


Artigos Relacionados


Brasil assume presidência da Rio+20

Brasil assume presidência do Conselho Agropecuário do Sul

Brasil assume presidência do Mercosul na terça (3)

Brasil assume presidência de Mercosul ampliado

Brasil assume presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural

Brasil assume a presidência de comitê veterinário do Mercosul