Brasil assumirá liderança mundial na produção de soja



O Brasil deve bater mais um recorde de produção para esta safra, tornando-se o maior produtor mundial de soja, de acordo com o 5º levantamento da Safra de Grãos 2013/2014, divulgado no último dia 11 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo traz uma estimativa de 90 milhões de toneladas para o produto, o que representa um incremento de 10,4% em relação à safra 2012/13.

Com isso, o Brasil deverá ultrapassar os Estados Unidos (89,4 milhões t), maior produtor do grão. Ainda de acordo com a pesquisa, a produção recorde é resultado de um crescimento de 6,9% da área plantada e de 3,3% de produtividade.

No Mato Grosso, maior estado produtor brasileiro, o plantio de soja alcançou 8,4 milhões de hectares, um aumento de 7,9% em relação à safra 2012/13. A produção deve chegar a 26,2 milhões de hectares. O aumento se deve à incorporação de áreas de pastagens na produção de grãos. No primeiro cultivo, as pastagens são substituídas por culturas como o arroz, espécie tolerante à acidez alta. As áreas onde já se planta arroz por alguns anos passam a receber soja e  milho, uma vez que o solo tende a se tornar menos ácido pelo uso de calcário.

Fonte:
Conab



14/02/2014 17:47


Artigos Relacionados


Banco do Brasil vai vetar crédito rural para produção de soja em área desmatada

Brasil avança na produção mundial de alimentos

Sibá Machado diz que Brasil pode se tornar o líder mundial na produção de biocombustíveis

Bimba assume a liderança do ranking mundial de vela

BRASIL ASSUMIRÁ PRESIDÊNCIA DA ALCA, REVELA DEPUTADO

Milho supera soja em volume de produção