Brasil atende mais de 80% das crianças com HIV, segundo OMS



Cerca de 1,2 milhão de portadores do vírus da Aids nos países pobres e em desenvolvimento estão fazendo tratamento, revela relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o documento, 15 países, entre eles Botsuana e África do Sul, atendem 80% das grávidas com Aids e oito nações, como Cuba e Ruanda, conseguiram oferecer acesso universal de antirretroviral para adultos. O Brasil aparece na lista dos 14 países que atendem mais de 80% das crianças com o vírus HIV.

Segundo dados do estudo, apresentado nesta terça-feira (28), no ano passado, 5,25 milhões de pessoas estavam em tratamento nesses países, contra 4 milhões em dezembro de 2008. A África subsariana apresentou o maior avanço, aumentando o número de pacientes em tratamento de 2,9 milhões para 3,9 milhões no período de um ano.

No entanto, a OMS, em parceria com a Unicef e a Unaids constatou que menos de 40% das pessoas na África, continente que registra o maior número de casos da doença, sabem que têm a Aids. Outro dado revela que pouco mais de um terço dos portadores do vírus têm acesso ao tratamento.

Apesar dos progressos, a OMS apela aos países que reforcem os investimentos nos programas de prevenção e combate à doença. De acordo com a organização, a crise financeira mundial afetou de forma negativa esses fundos. Atualmente, 33,4 milhões de pessoas têm a doença no mundo.

 

Fonte:
Agência Brasil



29/09/2010 11:10


Artigos Relacionados


Mais Médicos já atende 23 milhões de pessoas no Brasil

Sergipe atende contrapartida do Brasil Mais Seguro e divulga concurso

Brasil é segundo País mais desigual do G20, aponta estudo da Oxfam

Segundo mutirão de saúde atende 134 vítimas de incêndio em boate de Santa Maria (RS)

Preço das commodities Brasil sobe mais de 35% em 2010, segundo novo índice do BC

Flávio Arns diz que pastoral da CNBB já atende a 2 milhões de crianças