Brasil avança nos índices de competitividade turística



O Brasil está se tornando cada vez mais competitivo como destino turístico. A comprovação está no Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010, divulgado nesta quarta-feira (8), em Brasília. O estudo mostra que os índices médios de avaliação do País e dos 65 destinos pesquisados, capitais e não capitais, avançaram em relação aos resultados de 2008 e 2009.

O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avaliou 13 quesitos nos 65 destinos considerados indutores pelo Ministério do Turismo. Os melhores avaliados, na média brasileira entre 2008 e 2010, foram a cooperação regional, capacidade empresarial e os aspectos ambientais. Na série histórica, a média geral do Brasil foi de 52 pontos em 2008, subiu para 54 em 2009 e chegou a 56 este ano.

Em relação aos índices gerais de competitividade nacional, a média dos 65 destinos pesquisados foi de 56 pontos, em uma escala de 1 a 100. As capitais atingiram média de 64,1 pontos, contra 61,9 da pesquisa anterior. O grupo de não capitais alcançou 50,3 pontos, superior aos 48,4% obtidos em 2009. 

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a FGV, avalia a capacidade dos destinos turísticos de gerarem negócios de forma contínua e sustentável. As 13 dimensões avaliadas são infraestrutura geral, aspectos ambientais, aspectos culturais, atrativos turísticos, acesso, economia local, aspectos sociais, capacidade empresarial, políticas públicas, cooperação regional, serviços e equipamentos turísticos, marketing e promoção do destino e monitoramento.


Fonte:
Ministério do Turismo

 

08/12/2010 12:29


Artigos Relacionados


Brasil avança em ranking global de competitividade

Turismo brasileiro avança em competitividade

Brasil reforça promoção turística na Inglaterra

Brasil deve avançar no ranking da economia turística

Plano de ações irá fomentar atividade turística no Brasil

Brasil defende mais integração turística na América do Sul