Brasil condena atentado em Moscou e se solidariza com a Rússia



O Ministério das Relações Exteriores (MRE), divulgou nota nesta segunda-feira (24), informando que o governo brasileiro “recebeu com consternação a notícia do ataque ocorrido no aeroporto Domodedovo, em Moscou”, que resultou na morte de dezenas de pessoas. 

“O governo brasileiro transmite sua solidariedade e seu pesar ao governo da Federação Russa e às famílias das vítimas. Ao deplorar a ação de grupos radicais que recorrem a atos de violência contra civis, o governo brasileiro reitera sua veemente condenação a atentados dessa natureza, praticados sob qualquer pretexto”, diz a nota. 

Nesta segunda-feira (24), um homem-bomba matou pelo menos 35 pessoas e  feriu outras 130 no atentado ao maior aeroporto da capital russa. Segundo as primeiras informações divulgadas pelas autoridades russas, há indícios de que o ataque é de autoria de militantes que lutam por um Estado islâmico no Cáucaso do Norte, onde ocorreu, em 1999, uma guerra separatista na Chechênia, que foi vencida por Moscou. 

O pior ataque já sofrido pelos moscovitas nos últimos seis anos havia ocorrido em março de 2010, quando duas mulheres-bomba da região russa do Daguestão se explodiram no metrô, causando a morte de 40 pessoas.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Agência Brasil

 

24/02/2011 18:07


Artigos Relacionados


João Pedro condena atentado praticado contra jornal de Manaus

Governo brasileiro condena atentados na Rússia

Agripino solidariza-se com governo contra espionagem mas condena "marketing" de adiamento de viagem aos EUA

Brasil participa de feira sobre alimentação em Moscou

Suplicy se solidariza com povos do Oriente Médio que lutam contra ditadores e condena violência na Líbia

Brasil enviará missão a Moscou para negociar embargo à carne