Brasil conquista a medalha de ouro no handebol feminino
Após ser surpreendida pela Argentina na penúltima rodada do torneio feminino de handebol dos Jogos Sul-americanos Santiago 2014, a Seleção Brasileira não deu chances para o Uruguai e, neste sábado (15), no Ginásio Polidesportivo de Viña del Mar, sub-sede do evento continental, aplicou uma goleada de 39 a 13, e conquistaram a medalha de ouro da competição. Além da medalha, o Brasil também assegurou uma das vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá.
O ouro foi definido no saldo de gols. Para garantirem a medalha dourada, as atuais campeãs mundiais tiveram que esperar o resultado da partida entre a Argentina e Chile. O primeiro título do Brasil após a conquista do Mundial foi confirmado após vitória da Argentina sobre as donas da casa por 21 a 17. O Chile ficou com a medalha de bronze.
A disputa feminina de handebol dos Jogos Sul-americanos foi realizada em sistema de pontos corridos entre os cinco países participantes. Como Brasil e Argentina chegaram na última rodada com o mesmo número de pontos e empatadas no confronto direto (na rodada anterior as equipes empataram em 23 a 23), o critério de desempate seria no saldo de gols. Neste quesito, o Brasil tinha larga vantagem. Antes da partida contra o Uruguai começar, a equipe nacional tinha saldo de 22 a mais que as argentinas. Com o placar elástico alcançado pelo Brasil na partida contra a "celeste", a Argentina precisava vencer o Chile por uma diferença de 48 gols, o que não aconteceu. No fim, o Brasil ficou com saldo de 44 gols a mais que a Argentina.
O treinador da Seleção Brasileira, Morten Soubak, ficou satisfeito com a forma como a equipe se portou diante do Uruguai e parabenizou as atletas pela conquista da medalha de ouro. "Estamos contentes que conseguimos o objetivo de ganhar, mesmo com as dificuldades que se apresentaram no jogo contra a Argentina. Hoje jogamos de acordo com as nossas características, com alegria, atacando e defendendo muito forte. Acabamos o campeonato felizes com o bom jogo e com a medalha no peito", destacou o treinador dinamarquês.
Segundo Morten, a decisão de trazer a base da equipe campeã do mundo para os Jogos Sul-americanos foi acertada. Onze das 16 atletas que competiram no Chile foram campeãs mundiais em dezembro, na Sérvia. Para o treinador, o empate diante da Argentina na penúltima rodada serviu de ensinamento para o futuro da equipe. "Essa semana mostrou que nós temos que levar qualquer campeonato a sério, aceitando e respeitando todos os adversários. Isso foi uma lição para nós. Até dezembro, nós éramos uma equipe que estava caçando e de repente nós viramos o alvo. Nunca na nossa história isso aconteceu. Então, esta competição serviu muito para realizarmos que isso agora é uma realidade e que devemos começar a treinar e aprender a lidar com isso daqui para frente", analisou Morten. Um dos pontos positivos da campanha, segundo Morten, foi a possibilidade de avaliar as novas jogadoras da Seleção, que atuam no Brasil.
A capitã da equipe, Fabiana "Dara" Diniz, reconheceu que em alguns momentos a seleção não teve um bom desempenho na competição, mas ressaltou a atitude na vitória sobre o Uruguai e a importância do título dos Jogos Sul-americanos, medalha que esta equipe ainda não havia conquistado. "A equipe não apresentou o mesmo nível de antes, até porque não tivemos um tempo de preparação adequado. Isso só demonstra que precisamos de mais treinamento, de um trabalho bem rotineiro para conseguirmos nossas metas. Mas, o ouro está garantido. Hoje contra o Uruguai estabelecemos objetivos e cumprimos. Tentamos abrir o maior número de gols para não dar margem para a Argentina nem de perto sonhar que podia ganhar. Levamos o jogo contra a Argentina como uma boa reflexão. Foi um campeonato que a gente conseguiu se superar e levar, mas é bom como lição para competições mais fortes como o mundial e o para Rio 2016, que é o nosso maior objetivo", observou Dara, atleta da equipe austríaca do Hypo No.
Os Jogos Sul-americanos serviram ainda para que o Brasil pudesse sentir como é jogar pela primeira vez como campeão mundial de handebol. "Com certeza vão olhar para gente de forma diferente daqui para frente em todos os campeonatos que formos disputar. A gente mentalmente está trabalhando para isso. É uma coisa nova. Sustentar um título é o difícil. Chegar foi muito difícil, mas sustentar, sem dúvida nenhuma, vai ser mais complicado ainda. A pressão existiu. Não externa, mas nossa mesmo, de querer demonstrar dentro de quadra o handebol campeão do mundo e isso realmente pesou para gente. Mas este foi um campeonato que isso podia ter acontecido. Foi bom que aconteceu agora, porque dá margem para trabalharmos até os grande campeonato que vamos enfrentar. De qualquer forma, a meta foi cumprida e o título sul-americano é do Brasil", destacou a capitã Dara.
A Seleção Brasileira feminina de handebol volta a se reunir na próxima semana para um período de treinamento, em Aracaju (SE). Com a vaga assegurada para Toronto, em 2015, a Seleção entra novamente em um período de preparação, pois no próximo ano terá na agenda também o Pan-Americano de Handebol Feminino e o próximo Mundial, na Dinamarca. Além disso, segue com o maior objetivo, que é conquistar uma medalha olímpica, em 2016, no Rio de Janeiro. "Teremos um ano cheio em 2015 e muito importante para nós, pois vamos em busca de um bom resultado no Rio. Este ano não temos mais campeonatos, mas vamos seguir com a preparação para todos estes compromissos", afirmou o treinador Morten.
Neste domingo, dia 16, o time masculino de handebol do Brasil enfrenta a Argentina na disputa do ouro. A partida acontece às 19hs (horário de Brasília).
Confira a campanha brasileira:
09/03 - Brasil 36 x 22 Chile
11/03 - Brasil 35 x 8 Paraguai
13/03 - Brasil 23 x 23 Argentina
15/03 - Brasil 39 x 13 Uruguai
Fonte:
Ministério do Esporte
16/03/2014 15:15
Artigos Relacionados
Handebol feminino conquista mundial inédito para o Brasil
Brasil conquista medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física
Atleta da FAB conquista primeira medalha de ouro do Brasil no Aikido
Brasil conquista medalha de ouro na ginástica e duas de bronze no boxe
Medalha histórica do handebol feminino foi planejada, diz secretário
Atleta do caratê conquista medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos