Brasil conquista mais quatro vagas olímpicas no final de semana



O final de semana rendeu mais quatro vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Três atletas do atletismo conseguiram o índice olímpico em suas provas e no levantamento de peso Fernando Saraiva, beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, garantiu a segunda vaga nacional na modalidade.

No Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, disputado no último domingo (20) no Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro, Rosângela Santos conseguiu o índice olímpico na prova dos 100m após três tentativas nos GPs de Belém, Fortaleza e São Paulo. A brasileira terminou a prova com o tempo de 11s21, um milésimo a menos do índice de 11s22 definido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

Ainda na capital fluminense, a bolsista Laila Ferrer conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo e garantiu a primeira vaga brasileira na modalidade nos Jogos de Londres. A atleta terminou a prova com a marca de 60,21m, superando a cubana Yanelis Ribiaux, com 57,02m, e a brasileira Jucilene Sales, com 56,48m. O índice olímpico estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) é de 59,75m.

A terceira vaga do atletismo veio no Campeonato Estadual de Adultos, disputado entre os dias 18 e 20 de maio, em São Paulo. Andressa Oliveira, do arremesso de disco, encerrou a prova com a marca de 62,63m, superando o índice olímpico de 62m e estabelecendo o novo recorde sul-americano da especialidade.

A marca anterior era de Elisângela Maria Adriano, com 62m, alcançados em julho do ano passado. No masculino, Ronald Julião já havia conquistado o índice B da prova, que garante apenas um atleta da modalidade por País. Com o índice A, o Brasil poderá levar três representantes para os Jogos Olímpicos.

Além das vagas conquistadas, Diego Gomes também fez o índice B nos 800m e disputa a vaga olímpica com Diomar de Souza, que garantiu o tempo mínimo da prova em abril deste ano. Os atletas aguardam a convocação da Cbat, que definirá o nome que representará o Brasil nas Olimpíadas.

Levantamento de peso

No levantamento de peso, o Brasil encerrou o pré-olímpico da Guatemala com saldo positivo. Após a vaga de Jaqueline Ferreira, conquistada na última quinta-feira (17), foi a vez do bolsista Fernando Saraiva também carimbar o passaporte para Londres. Para o atleta, medalha de ouro na categoria acima de 105 kg no Pan-Americano de Guadalajara, a vaga olímpica pesou exatos 410 kg.

Com os resultados, o Brasil terminou em segundo lugar no quadro geral da competição, com 135 pontos. Também garantiram a vaga olímpica no levantamento de peso o Equador (campeão, com 156 pontos), Estados Unidos, Guatemala, Venezuela e Chile.

Apesar de serem os responsáveis pela conquista das vagas, ainda não é certa a participação de Jaqueline e Fernando na delegação brasileira que irá à Londres. A decisão dos nomes que representarão o País em Londres será tomada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) de acordo com o ranking nacional.

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 

21/05/2012 16:42


Artigos Relacionados


Brasil conquista mais quatro vagas para Olimpíadas de Londres

Brasil garante no Mundial de Vela, na Austrália, mais duas vagas olímpicas

Brasil conquista quatro medalhas no vôlei de praia

SP conquista quatro prêmios como melhores iniciativas eletrônicas no Brasil

USP abre mais de quatro mil vagas para idosos na capital e no interior

(Flash) - Usina Sérgio Motta terá mais quatro turbinas até o final de 2002