Brasil garante no Mundial de Vela, na Austrália, mais duas vagas olímpicas



A vela brasileira conquistou mais duas vagas nos Jogos Olímpicos Londres 2012, na classe laser, com o atleta Bruno Frontes e na RS:X masculina, com Ricardo Winicki. Após as duas confirmações desta quarta-feira (14), nas provas do Campeonato Mundial, em Perth, na Austrália, o Brasil já soma cinco vagas olímpicas no iatismo.

A categoria RS:X teve apenas uma regata completada. Com o sétimo lugar obtido, Ricardo Winicki está agora na 15ª colocação geral e com a vaga do Brasil assegurada na prancha à vela.

Bruno Fontes, que recebe o patrocínio financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, garantiu vaga na final da classe laser do Campeonato Mundial de Vela. “Foi um dia difícil para velejar, pois era tudo muito imprevisível, com o vento mudando de intensidade e direção a todo o momento. Mesmo não conseguindo realizar grandes regatas, estou na briga pelo campeonato e conquistei a vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres”, comemorou.

As competições foram classificatórias. O bolsista chegou a liderar a primeira prova, mas no fim o vento mudou de direção e ele terminou em sétimo lugar. Na segunda regata, o brasileiro não largou bem e ficou em oitavo lugar, passando para as finais em 18º lugar. As finais serão disputadas nesta quinta-feira (15) pelos 50 velejadores mais bem classificados, entre os 150 que competiram no Mundial.

No Campeonato Mundial das Classes Olímpicas, disputado na Austrália, estão em jogo 75% das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres. A equipe nacional, que conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, é representada por 33 atletas.


Fonte:
Ministério do Esporte



15/12/2011 12:01


Artigos Relacionados


Brasil conquista mais quatro vagas olímpicas no final de semana

Com 17 medalhas olímpicas, vela brasileira recebe a Bolsa Pódio

Após regatas iniciais, Brasil lidera em duas classes na vela

Brasil garante cinco medalhas na vela dos Jogos Sul-americanos

Emprega São Paulo disponibiliza mais de duas mil vagas

Bimba assume a liderança do ranking mundial de vela