Brasil conquista Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas



O Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas foi realizado na última semana, no Ginásio Tarumã, em Curitiba (PR), e contou com a participação da Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela.

A competição foi disputada pelo sistema de pontos corridos e é divida em categorias. Há a versão com sete atletas, que conta com as categorias masculina e mista, e com quatro jogadores, dividida nas categorias masculina A, masculina B, feminina e mista.

A modalidade foi criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato e a proposta é organizar a competição a cada dois anos. “Inclusive, a próxima, em 2015, está prevista para ser realizada na Austrália", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari.

Resultados

Pela categoria quatro "A" masculina, o Brasil somou 15 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Chile. Pelo quatro "B" masculino, fez 12, enquanto o segundo lugar, a Argentina, somou 9. Entre as mulheres, conquistou 12, o dobro do vice-campeão, que foram as chilenas. No misto, fez seis, enquanto o Chile, três.

Na categoria masculino "A" com sete atletas, o Brasil somou seis pontos, três a mais que o segundo colocado, a Argentina. Pelo masculino "B", conquistou nove, enquanto a Bolívia, que ficou o vice, fez seis. Pelo misto, ficou com seis e o Chile, segundo lugar, três.

Na avaliação de Décio, a competição foi um sucesso. "Foi um evento maravilhoso, em que todos saíram muito felizes e satisfeitos. Os resultados do Brasil são uma demonstração clara da qualidade do nosso handebol e do trabalho que estamos desenvolvendo. Gostaria de enaltecer o apoio da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), do Ministério do Esporte e da Secretaria de Esporte do Paraná para que fosse possível a realização desse evento", disse.

Fonte:
Ministério do Esporte 



01/10/2013 14:44


Artigos Relacionados


Handebol feminino conquista mundial inédito para o Brasil

Brasil estreia na esgrima em cadeira de rodas em Londres

Mônica Santos é destaque na 1ª Copa Brasil em Cadeira de Rodas

Brasil leva ouro na Copa de esgrima em cadeira de rodas

Jogadoras do handebol falam sobre conquista inédita do mundial da categoria

Brasil conquista a medalha de ouro no handebol feminino