Brasil deve alcançar o total de 45 mil bolsas concedidas pelo Ciência sem Fronteiras



O programa tem a meta de qualificar 101 mil estudantes e pesquisadores brasileiros até 2015

 

Desde 2011, cerca de 41.133 bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras foram concedidas a estudantes brasileiros. Desse total, 23.851 estudantes foram aprovados no ano passado, sendo que mais de 19 mil já estão no exterior. Outros 17.282 candidatos foram selecionados em chamadas este ano. O balanço do programa foi divulgado nessa quarta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). 

A meta para 2013 é conceder, ao todo, 45 mil bolsas para estudantes se qualificarem no exterior. Até o mês de maio, estão abertas chamadas para a China, Irlanda, Áustria, Bélgica e Finlândia. A previsão é de que novos editais sejam anunciados no segundo semestre deste ano.

O programa oferece bolsas para áreas consideradas prioritárias para o País, como ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde. A meta do governo é qualificar 101 mil estudantes e pesquisadores brasileiros até 2015.

Durante o balanço, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também anunciou o cancelamento do edital do programa para Portugal neste semestre. Segundo Mercadante, a intenção é que os candidatos aperfeiçoem ou aprendam uma segunda língua. "Os estudantes têm que enfrentar o desafio da segunda língua. Por isso todos foram convidados a migrar para outros países".

 

Bolsas para Portugal