Brasil deve dobrar o número de vagas no ensino técnico até 2020



O número de alunos matriculados no ensino médio técnico profissionalizante poderá dobrar daqui a nove anos devendo alcançar, em 2020, um universo de dois milhões de estudantes, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro disse, ainda, que a expectativa foi calculada com base nos investimentos que o governo federal tem feito na educação e que permitiram um crescimento, na última década, de 110% na oferta de vagas do ensino superior com 6,5 milhões de ingressos.

O ministro Fernando Haddad defendeu que o Brasil deverá solucionar o “gargalo” da falta de mão de obra qualificada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa, recém-lançado pela presidenta Dilma Rousseff, prevê a destinação, ainda neste ano, de R$ 460 milhões às 208 escolas federais novas e às 214 já instaladas.

Para Haddad, com as parcerias em andamento no Sistema S, que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os jovens do ensino médio terão mais chances de estender os seus estudos e se tornar mais preparados para o mercado de trabalho. “Temos a convicção de que isso vai provocar uma revolução no ensino médio”, disse o ministro.


Fonte:
Agência Brasil



11/11/2011 16:54


Artigos Relacionados


ANP: produção de petróleo deve dobrar até 2020

País vai dobrar número de vagas em universidades e institutos federais até 2014

Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas

Número de assinantes da TV paga no Brasil pode dobrar em cinco anos

Ensino técnico a distância vai oferecer 150 mil vagas em 2012

Rede Ensino Médio Técnico abre 13 mil vagas