BRASIL DEVE QUESTIONAR DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS, DIZ AMORIM



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) elogiou as manifestações do presidente Fernando Henrique Cardoso em favor do Brasil na recente reunião de chefes de Estado de países desenvolvidos, em Florença, mas lamentou que as autoridades brasileiras não tenham questionado o exagerado consumo dos recursos naturais pelos países do primeiro mundo.
- Na verdade, hoje, 20% da população mundial consume 80% dos recursos naturais. Energia, minérios, proteínas, etc. E é evidente que isto não é justo, não é ético, e qualquer modelo que não questione esta distribuição dos recursos naturais, nasce viciado, vencido - afirmou o senador.
Para o senador, o que o Brasil precisa é colocar com clareza a necessidade de redução do consumo dos recursos naturais pelos países desenvolvidos e exigir as mudanças necessárias na ordem internacional para a conservação e preservação desses recursos.
- Não há dúvida que o posicionamento do presidente em Florença, inclusive o relato que apresentou das realizações e perspectivas de seu governo, demonstram consciência e controle. Apontam caminhos que devem ser seguidos - afirmou.

13/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMORIM DESTACA USO DESENFREADO DE RECURSOS NATURAIS POR PAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO

Eduardo: exploração de recursos naturais deve ser racional

Amorim: "Brasil não escolhe este ou aquele país para oferecer recursos"

Mais recursos para ciência e tecnologia nas regiões que sediam projetos de exploração de recursos naturais

Mário Couto aponta desperdício de recursos públicos federais

Para debatedores, mudanças nas licitações reduzirão corrupção e desperdício de recursos