Brasil deve ser tornar um exportador de fertilizantes, diz Dilma



Para a presidenta Dilma Rousseff, o Brasil precisa atingir não apenas a autossuficiência na produção de fertilizantes, mas também se tornar um exportador do produto. O desafio foi lançado nesta quinta-feira (17), durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções para a implantação de gasoduto e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo a presidente, o governo federal vem desenvolvendo estudos desde 2008 para reduzir a dependência do País, que importa 60% dos fertilizantes utilizados na agricultura. 

Dilma afirmou que o Brasil precisa buscar a meta, pois isso implica em ter uma produção de alimentos com menor custo. Ela lembrou que uma das maiores reservas de potássio - matéria prima para produção de fertilizantes - está localizada na Amazônia, numa região sob domínio da Petrobras.

 

Homenagens

A presidenta Dilma iniciou seu discurso homenageando as mulheres de Minas Gerais e do Brasil. Depois, destacou a importância da parceria com os municípios no incremento de projetos estruturantes. “Agradeço a participação dos prefeitos e prefeitas. Pretendo ter com eles uma relação de parceria. Mas, também tenho consciência de que uma série de projetos que nós temos só tem condição de serem viabilizados em parceria com as prefeituras.”, disse.

A presidenta também fez um agradecimento especial ao ex-vice-presidente José Alencar, um dos principais defensores do projeto da fábrica de fertilizantes em Uberaba.


Fonte:
Blog do Planalto



17/03/2011 17:21


Artigos Relacionados


Brasil poderá se tornar maior produtor e exportador de alimentos, diz Neuto de Conto

Brasil tem oportunidade de tornar-se nação desenvolvida, diz Dilma

'Não desperdiçaremos a oportunidade de tornar o Brasil uma nação desenvolvida', diz Dilma

Indústria é essencial para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida, ressalta Dilma

Brasil supera Grã-Bretanha e deve se tornar a sexta maior economia mundial

Governo deve modificar projeto que auxilia recuperação de empresas do agronegócio exportador