Brasil e Albânia vão estreitar relações comerciais na área agrícola



Em visita da missão governamental na Europa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a Tirana, capital da Albânia, nesta segunda-feira (26), o ministro Mendes Ribeiro Filho assinou um memorando de entendimento com o país. O documento de intenção busca estreitar os laços comerciais entre os dois países e aproximar a cooperação em pesquisa e desenvolvimento técnico-comercial no segmento agrícola.

O encontro reforçou a abertura comercial e quebrou alguns critérios técnicos sobre a carne suína brasileira. Ainda que a Albânia não participe como país-membro da Comunidade Econômica Europeia (CEE), as exigências e eventuais empecilhos para importação de produtos brasileiros amparam-se em determinados pontos do mercado europeu. Após um primeiro encontro com uma comitiva empresarial do país, formada por 12 importadores, Mendes esclareceu a intenção de manter uma cooperação permanente. “Nosso comércio pode ser mais aprofundado, pois cada vez mais existe a necessidade de se produzir alimentos para o mundo”, afirmou.

Em outra reunião, desta vez com o ministro da agricultura albanês Genc  Ruli, os gestores buscaram o entendimento para promoção e investimentos na agricultura e regulação normativa e fitossanitária entre os dois países. O desenvolvimento de ações inclui desde a troca de informações sobre material genético, passando pelo suporte em assistência técnica, até a cooperação na área de bicombustível e tecnologias de manejo para uma agricultura sustentável.

No ato oficial de assinatura do protocolo de intenções, com a presença do primeiro-ministro albanês, Sali Belisha, o ministro Mendes destacou que o memorando é mais um avanço para potencializar futures ações entre Brasil e Albânia. “A agricultura é hoje uma forma de aproximar os países e combater a fome. Vamos buscar aperfeiçoar nossa tecnologia, corrigir nossos custos”, adiantou.

Na oportunidade, Mendes Ribeiro Filho reforçou o convite ao primeiro-ministro para participação na Rio +20, que será realizada no Brasil em junho. Ainda nesta segunda-feira, a missão visitará a Hungria. Na sexta-feira (30), Mendes estará na Rússia para discutir o embargo a carne suína.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



26/03/2012 15:57


Artigos Relacionados


Brasil e Hungria estreitam relações comerciais na área agrícola

BRASIL E LÍBIA PODERÃO ESTREITAR RELAÇÕES COMERCIAIS

Brasil e ilha caribenha de Santa Lúcia estudam estreitar relações comerciais

CEI QUER ESTREITAR RELAÇÕES COMERCIAIS COM MERCOSUL

Agência da ONU quer estreitar relações com Brasil

Senadores buscam estreitar relações do Brasil com Cabo Verde