Senadores buscam estreitar relações do Brasil com Cabo Verde
Os senadores que partiram em missão oficial a seis países africanos reuniram-se, na manhã de segunda-feira (12), com várias autoridades de Cabo Verde, país por onde iniciaram a agenda de visitas. O primeiro compromisso do dia foi a reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Victor Borges. Participaram da reunião o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), o presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), Marconi Perillo (PSDB-GO), e os senadores João Pedro (PT-AM) e José Nery (PSOL-PA).
O intuito da missão à África, de acordo com Heráclito, é promover a diplomacia parlamentar, buscando estreitar as relações entre o Brasil e os países visitados. Ele explicou às autoridades com as quais mantiveram encontros que os parlamentares têm condições de tratar de "assuntos que o formalismo diplomático às vezes inibe", o que, na sua avaliação, ajuda a aprofundar o diálogo.
Ao ministro Victor Borges, que deve visitar o Brasil no próximo mês, Heráclito disse que em sua opinião, Cabo Verde está estruturado para crescer e que o Brasil deve participar mais disso.
- Essa viagem é o início de uma relação que esperamos duradoura e crescente - afirmou, convidando o ministro a visitar a CRE quando for ao Brasil.
Victor Borges saudou a visita dos parlamentares brasileiros e, ao falar dos laços que ligam Brasil e Cabo Verde, lembrou que na ocasião da declaração da independência brasileira, houve movimentos em Cabo Verde querendo juntar o arquipélago ao Brasil, movimento que foi sufocado por Portugal na época. O ministro disse que pretende buscar o reforço das relações entre os dois países, buscando aproximação, sobretudo com os estados Ceará e São Paulo.
O senador João Pedro sugeriu que haja conversas com outros governadores e não só com os de São Paulo e Ceará. Ele também disse que a Agência Nacional das Águas (ANA) pode firmar parcerias com Cabo Verde com a finalidade de troca de tecnologias para ajudar a resolver o problema enfrentado no arquipélago relativo à escassez de água potável. A maior parte da água usada no país é água do mar dessalinizada.
Já o senador José Nery ressaltou que Cabo Verde é uma jovem democracia e disse que essa "experiência exitosa" pode servir de ponte nas relações entre o Brasil e a África. Para ele, o contato do Brasil com os países do continente africano é importante também por representar uma aproximação com as raízes do povo brasileiro.
O senador Marconi Perillo também elogiou a consolidação da democracia em Cabo Verde e destacou que o país tem uma experiência interessante do ponto de vista da ética pública, da administração eficiente e da burocracia enxuta. O senador se colocou à disposição do ministro Victor Borges para tratar de assuntos de infra-estrutura e lembrou que o Brasil tem experiência positiva na definição do marco regulatório das agências reguladoras.
Parlamentares
Depois de se encontrar com o ministro Victor Borges, os senadores brasileiros se reuniram com o presidente da Assembléia Nacional, Aristides Raimundo Lima. O cargo equivale ao de presidente do Congresso Nacional do Brasil, já que o sistema legislativo de Cabo Verde é unicameral. O presidente da Assembléia afirmou que a perspectiva de Cabo Verde funcionar como um entreposto comercial entre os continentes europeu, americano e africano é importante e disse que os governantes do seu país e do Brasil deveriam trabalhar por isso.
No mesmo dia houve reunião com integrantes de duas comissões especializadas da Assembléia Nacional: a Comissão de Relações Externas, Cooperação e Comunidades, presidida pelo deputado José Maria Vaz de Pina e a Comissão de Reforma do Estado e Segurança, presidida pelo deputado Mário Gomes Fernandes. Além deles, encontraram-se com os senadores brasileiros os deputados cabo-verdianos Maria Ressurreição Silva, Manuel Amaro Monteiro, Miguel da Cruz Souza, Carlos Alberto Lopes Barbosa e Justiniano Lopes de Sena.
Durante o encontro, o senador José Nery convidou os deputados a participarem do Fórum Social Mundial que ocorrerá no próximo ano em Belém (PA).
A embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Barros, que acompanhou as visitas dos senadores brasileiros às autoridades cabo-verdianas, elogiou a iniciativa da CRE.
- Essa viagem é uma perfeita convergência de opinião entre o Executivo e o Legislativo. É o Senado brasileiro apoiando a política externa brasileira. Acho que essa é a significação mais importante dessa visita dos senadores - disse a embaixadora.
Ela ressaltou que Brasil e Cabo Verde têm "uma agenda imensa e diversificada" para desenvolver, tendo já uma vasta cooperação técnica nas áreas da saúde, agricultura, educação e hotelaria. Para a embaixadora, a mensagem mais importante da visita dos senadores ao continente africano é o apoio do Legislativo à política externa brasileira voltada para a África.
13/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agência da ONU quer estreitar relações com Brasil
BRASIL E LÍBIA PODERÃO ESTREITAR RELAÇÕES COMERCIAIS
Brasil e Albânia vão estreitar relações comerciais na área agrícola
Ponte vai estreitar relações entre Brasil e França, diz Papaléo
Brasil e ilha caribenha de Santa Lúcia estudam estreitar relações comerciais
Em mensagem ao Congresso, Dilma diz que Brasil quer estreitar relações com novos parceiros internacionais